Skandia Sail for Gold Regatta: Fernanda Oliveira e Ana Barbachan na 17ª posição
Da assessoria
Com o tempo parcialmente nublado e com ventos variando na casa dos 17 nós, as duas regatas programadas para esta quinta-feira, 9, pela organização do Skandia Sail for Gold Regatta puderam ser realizadas sem nenhum contratempo. Ontem, quarta-feira, os ventos fortes que sopraram com rajadas de até 29 nós na raia de Weymouth, Inglaterra, não prejudicaram a realização das provas, mas causaram diversos danos às embarcações e aos velejadores, como a quebra de mastros e capotagens durante as regatas.
Em campanha olímpica visando os Jogos de Londres 2012, as brasileiras Fernanda Oliveira e Ana Barbachan também enfrentaram dificuldades nestes últimos dois dias de competição. As velejadoras terminaram as regatas acima da 10ª posição, caindo na classificação provisória do evento. As jovens, que estavam entre as dez primeiras colocadas, ocupam agora o 17º lugar, com uma diferença de 23 pontos para a dupla norte-americana Amanda Clark e Sarah Lihan, atual 10ª colocada. Hannah Mills e Saskia Clark, da Grã-Bretanha, perderam a liderança para Jo Aleh e Olivia Powrie, da Nova Zelândia, e ocupam agora a segunda posição.
Integrantes da Equipe Permanente de Vela Olímpica da Confederação Brasileira de Vela e Motor, Fernandinha e Ana terão ainda mais duas regatas para recuperarem as posições perdidas nestes últimos dois dias e garantir uma vaga na Medal Race, que conta apenas com as dez primeiras tripulações de cada categoria. Até agora foram realizadas oito das 11 provas agendadas.
Com mais de mil velejadores inscritos em 13 diferentes classes, o Skandia Sail for Gold Regatta é um dos principais eventos do ano no calendário da vela mundial. Organizado na mesma raia onde serão as provas das próximas olimpíadas, ele termina no próximo sábado, dia 11.