China participa pela primeira vez da Volvo Ocean Race e Mike Sanderson é o capitão

Por Rosângela Oliveira
Da redação da www.nautica.com.br

Foto: Sanya Team
O anúncio foi feito em Pequim

A China anunciou sua primeira equipe a participar de uma Volvo Ocean Race e revelou que o capitão da sua equipe, o Sanya Team, será ninguém menos que o neozelandês Mike Sanderson. O capitão do time chinês tem duas vitórias da Volvo Ocean Race em seu currículo.

Apesar dos enormes recursos técnicos e financeiros, a nação mais populosa do mundo nunca ganhou uma competição de volta ao mundo a vela, mas com o recrutamento do neozelandês Mike Sanderson para capitão, pretende quebrar o jejum. A equipe não vai construir um barco para esta edição da Volvo, eles pretendem comprar um barco que já tenha corrido a regata. O Ericsson 4, barco em que Torben Grael foi campeão da Volvo, é uma das opções da equipe, mas Mike Sanderson afirmou que a escolha oficial será anunciada em dez dias.

"Esta é uma oportunidade fantástica para correr sob a bandeira de um país tão grande em extensão e cultura", disse Sanderson no lançamento do Sanya Team no centro de Pequim.

A tripulação do Sanya Team será um misto de velejadores experientes e novatos chineses. A equipe chinesa é a sétima a se juntar ao time dos competidores da Volvo Ocean Race 2011-2012. Mike Sanderson terá de usar todos seus truques para enfrentar este desafio. Alguns dos melhores velejadores do mundo estarão nas raias lutando pelo título da Volvo. Franck Cammas é o capitão da equipe Groupama, Ken Read lidera a equipe Puma e Iker Martinez está à frente da Telefónica.

A disputa será acirrada na 38ª edição da Volvo Ocean Race e Sanderson garantiu que veio para brigar pela vitória.