Estreia desafiadora no primeiro dia do Extreme Sailing Series nos Estados Unidos
Da assessoria
O primeiro dia de competição da quarta etapa do Extreme Sailing Series no Fan Pier, em Boston, mostrou ser desafiador para as onze equipes que fizeram sua estreia nos EUA. Encontrar os melhores canais de pressão e velocidade foi o grande desafio, já que os fortes ventos levavam os competidores para o Fan Pier, especialmente para as áreas que estão a poucos metros da costa e dos espectadores. Durante as regatas, mudanças rápidas na posição eram comuns mas, no final, acima de todos ficou o velejador americano Terry Hutchinson, a bordo do Artemis Racing: “Foi ótimo terminar o dia nessa posição, mas sabemos que a corrida vai ficando cada vez mais difícil e nós estamos conscientes que teremos, provavelmente, outras 25-28 corridas. O tempo todo foi intenso e repleto”, disse. Terry ainda completou: “Boston é um lugar incrível para navegar e isso foi comprovado com a corrida de hoje.”
A competição também foi um ótimo retorno do velejador britânico Leigh McMillan que assumiu como capitão do The Wave, Muscat. Em 2010, McMillan velejou no Ecover e garantiu o terceiro lugar na competição final, mas durante a coletiva de imprensa do evento, ele salientou que deseja alcançar a primeira colocação neste ano. “Eu realmente procurei manter a calma e de alguma maneira, eu consegui, mas quando a corrida começa você pensa apenas em aproveitar as oportunidades que aparecem. E foi o que fizemos”, disse Leigh. “Nós não tivemos um bom começo, mas as condições estavam mudando e muitas oportunidades apareceram para ultrapassar, o que nos fez somar muitos pontos em toda a corrida. Não esperava ficar na segunda posição, por isso estou empolgado com o dia e com competidores como esses rapazes”.
Competidor da Red Bull, Roman Hagara garantiu o terceiro lugar geral. Sem dúvida, esse time estava inspirado na equipe de paraquedistas da Red Bull Air Force, que proporcionou um impressionante espetáculo na abertura da corrida. Dois paraquedistas fizeram loops na descida, emitindo fumaça antes de pousarem com espetacular precisão na frente dos espectadores.
Duas vezes campeão da Velux 5 Oceans, Brad Van Liews comentou a experiência do seu primeiro Extreme Sailing Series como convidado para ser o 5º homem. “Primeira vez no evento e sozinho a bordo com Dean Barker foi realmente muito divertido”, afirma. Para ele, a competição trouxe novos ares. “Eles podem ir de 0 a 20 nós em uma dupla de barcos, então quando eles correm em um espaço sem vento, eles se empilham uns sobre os outros, estabilizando a corrida. Eu posso imaginar que velejar a 25 nós mudaria o nível da diversão”.
Com a quarta etapa acontecendo durante o Boston Harborfest, que celebra o dia da Independência Americana, o público aproveita para acompanhar, não apenas os 49 velejadores, mas também as músicas e o palco principal, que todas as noites apresenta com performances artísticas. O evento ainda conta com o show de paraquedismo da Red Bull Air Force.
Quarta etapa do Extreme Sailing no Fan Pier Boston, EUA
Atual classificação geral após 7 corridas, 1º dia (30.6.11)
Posição / Time / Capitão e tripulação / Pontos
1º Artemis Racing (SWE), Terry Hutchinson / Sean Clarkson / Morgan Trubovich / Julien Cressant 60 pontos
2 º The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 59 pontos
3 º Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Craig Monk 54 pontos
4 º Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 46 pontos
5 º Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 44 pontos
6 º Emirates Team New Zealand (NZL), Dean Barker / Adam Beashel / James Dagg / Jeremy Lomas 43 pontos
7 º Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Mark Bulkeley / Daniele de Luca Simone de Mari 41 pontos
8 º Oman Air (OMA), Sidney Gavignet / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 35 pontos
9 º Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 28 pontos
10 º Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mark Ivey / Andrew Walsh / Jono Macbeth 26 pontos
11 º Team Extreme (EUR), Roland Gaebler / Bruno Dubois / Sebbe Godefroid / Bob Merrick 25 pontos