Refeno já conta com 52 barcos inscritos. Largada será no dia 24 de setembro

 

REFENO: Veleiros percorrem 300 milhas entre Recife e Fernando de Noronha. O barco Congere, do Veleiros do Sul, estará presente na competição.



Assessoria de Imprensa da Refeno

Água cristalina, praias paradisíacas e o mais deslumbrante arquipélago brasileiro. Este é o cenário da Regata Oceânica Internacional de Recife-Fernando de Noronha, a “REFENO”, uma das mais tradicionais provas do iatismo nacional. A partida da XXIII edição da regata será realizada no dia 24 de setembro, no Marco Zero, bairro do Recife, e vai reunir velejadores de todo o mundo.
Já estão confirmados até agora 52 veleiros de 11 estados brasileiros: Pernambuco (11), Paraíba (01), Alagoas (03), Bahia (14), Maranhão (01), Espírito Santo (01), Rio de Janeiro (09), São Paulo (07), Santa Catarina (01) e Rio Grande do Sul (01). Velejadores de fora do Brasil também serão presenças garantidas na prova: Argentina, Estados Unidos e Espanha.
Velejar com o mar, o clima e os ventos propícios à boa navegação e, ainda, poder apreciar a capital pernambucana e de um dos pontos mais belos do litoral brasileiro. Por motivos como esses é que a Regata Oceânica Internacional Recife – Fernando de Noronha – REFENO atrai, todos os anos, competidores de várias partes do mundo.
Criada há 23 anos, a competição é conhecida por ser disputada na região dos ventos alísios e sempre na mesma época do ano, entre o final de setembro e início de outubro. Essa característica possibilita a comparação dos resultados de um ano para outro, estabelecendo recordes. O atual recorde é do veleiro Adrenalina Pura – BA, comandado por Georg Ehrensperger, que em 2007 conquistou a marca de 14 horas, 34 minutos e 54 segundos para as 300 milhas de percurso, com média de velocidade acima de 20 nós!