Disputa na Baía de Guanabara marca o primeiro dia de competição na vela
Por Marcio Miranda
Assessoria do 5º Jogos Militares
Nessa segunda-feira, dia 18, a Vela brasileira começou a luta por medalha de ouro nos 5º Jogos Mundiais Militares. A marinheiro Isabel Swan, MN Martine Grael, MN Fernanda e a MN Renata Decnop, da categoria Fleet Race, lideram no feminino e ocupam o segundo lugar na classificação geral, com possibilidade de pódio nas duas categorias.
A equipe bicampeã sul-americana da Match Race, formada pelo MN Pedro Paulo Caldas, MN Henrique Haddad, MN Felipe Haddad, venceu os confrontos contra a Turquia e a Índia.
Navio U10 da Categoria Aviso de Instrução, utilizado para treinamento de aspirantes, faz a segurança dos barcos da Fleet Race durante a largada. Crédito: Fred HoffmannNa Fleet Race, o vento acabou prejudicando as largadas do geral e do feminino, alterada duas vezes devido à mudança constante de sul para sudeste. Isso retardou o início da competição em quase uma hora, pois os barcos precisavam se realinhar para um novo início.
No Match Race não teve problemas com a mudança de ventos e o que se viu foi uma disputa acirrada entre os barcos, na Baía de Guanabara. Segundo Ricardo Ermel, assessor técnico da prova “a competição será muito forte tecnicamente, pois a raia privilegia o alto nível técnico.”
Resultados do primeiro dia de regatas
Fleet Race
Geral
1º Argentina, 2º Brasil, 3º Bahrain
Feminino
1º Brasil, 2º Dinamarca, 3º Alemanha
Match Race
A equipe brasileira venceu a Turquia e a Índia nas duas regatas que disputou no dia 18, segunda-feira.