Extreme Sailing Series chega a Cowes, na Inglaterra
Da ExCom
Pelo quinto ano consecutivo, o Solent em Cowes, abrigará a única etapa britânica do Extreme Sailing Series. Doze embarcações, compostas por velejadores de 15 nacionalidades, estarão a partir de 6 de Agosto, e durante os sete dias seguintes, no circuito que se tornou famoso em competições marítimas.
Dos 48 velejadores da competição, 30 já competiram em Olimpíadas, além de ter 82 Títulos Mundiais entre a frota e 57 recordes quebrados. Essa é a linha mais forte dos cinco anos de competição.
Emirates Team New Zealand e Artemis Racing estarão presentes, apesar da desnecessária decisão da America´s Cup Event Authority em escolher a mesma data do Extreme Sailing Series para o ACWS em Cascais e também da regata pré-Olímpica de Weymouth. A Artemis Racing trará de volta o capitão da segunda etapa, o medalhista de bronze em duas Olimpíadas, Santiago Lange, da Argentina. Ninguém espera que esse time esteja menos competitivo que em Boston e Istanbul, onde eles disputaram a corrida final.
Aberdeen Asset Management, o novo patrocinador da Semana em Cowes, anunciou a entrada de uma nova equipe liderada pelo britânico John Pink, que tem como companheiro de tripulação o velejador Rick Peacock. Pink, que correrá pela Scotland, disse “Estou orgulhoso de ser o escolhido para assumir a frente do primeiro time de Aberdeen no Extreme Sailing Series. Os barcos são incríveis para navegar. Estou ansioso e esperançoso para fazer sucesso em Cowes”, afirma.
A população local em Cowes terá muitos esportistas para os quais torcer, como o líder do Time Britânico GAC Pindar, Iam Williams, que acabou de conseguir o segundo lugar no World Match Racing Tour, na Suécia.
Leigh Mcmillan, capitão da The Wave, Muscat, que subiu no terceiro lugar do pódio em Boston, nesta etapa brigará pela primeira colocação. Ele comenta: “No último ano em Cowes, tivemos condições difíceis, ventos de 20 a 25 nós no mesmo dia, por isso estamos preparados para algo semelhante. Com sete dias de corrida, esta provavelmente será a etapa mais difícil, mas estou empolgado de navegar perante à multidão”.
O Campeão de 2010 do Extreme Sailing Series, Paul Campbell-James, voltará a Cowes a bordo do italiano Luna Rossa, time de Max Sirenas. Pete Cumming, velejador do time vencedor de 2009, e Oman Sail Masirah, também reintegrarão a competição em Cowes, a bordo do Niceforyou, a outra equipe italiana no circuito.
Com doze equipes na linha de partida, a corrida será decisiva para os competidores somarem pontos, pois o campeonato chega a sua metade na etapa inglesa.