Extreme Sailing Series: Estrelas da vela desencantam e The Wave Muscat fecha o dia no topo da classificação
Por William Saab - Excom
Depois das complicações dos primeiros quatro dias da quinta etapa do Extreme Sailing Series, no Aberdeen Asset Management Cowes Week, as condições de vento melhoraram na metade do circuito. Foi também o dia para melhores do mundo da vela – e também de outras modalidades - marcarem presença no evento. Sarah Gosling, medalhista olímpica e Quentil Delefortrie, wakeboarder da Red Bull, impressionaram a multidão com as habilidades em uma performance antes das competições começarem.
Os britânicos da Aberdeen Asset Management, capitaneados por John Pink, fizeram um ótimo trabalho ao longo da noite para estarem prontos para a competição do dia, substituindo algumas peças do barco. As condições do tempo permitiram que todas as equipes pudessem competir juntas ao longo do circuito do Egypt Point – com exceção da Artemis Racing, que ainda está fora da competição pelos estragos que o barco sofreu na colisão de sábado.
A corrida começou com o duelo mais disputado entre as 11 equipes desde o primeiro dia. Foi uma cena de mudanças, onde as equipes procuraram encontrar as melhores áreas de pressão fora dos 6-8 nós, tentando se manter distantes das adversidades da maré. Para Sidney Gavugnet, da Oman Air, eles ousaram demais e encalharam no final da corrida.
Após as sete corridas de hoje, The Wave Muscat, liderado por Leigh McMillan apareceu como o líder da classificação geral, tirando do topo seu amigo e rival, Paul Cambpbell-James, do Luna Rossa. “Hoje, abriram-se oportunidades para fazermos uma corrida adequada, com ventos fracos, então, tiramos o maior proveito e fizemos um bom trabalho. O mar estava intenso, o que prejudicou algumas pessoas, ainda mais com os truques do clima, mas para nós, foi um dia bom”, comentou. McMillan, que nasceu na Ilha de Wight fez o melhor uso de sua “casa”, mas teve uma vantagem pequena frente ao Groupe Edmond de Rothschild e a Luna Rossa, que ficou em terceiro. O capitão da equipe francesa comentou: “Lutamos duro para conseguir um ou dois pontos na competição. Acho que será assim até o final”.
A equipe suiça Alinghi teve um dia firme, vencendo a corrida final e classificando na quarta posição - duas acima do dia anterior. O britânico Ian Williams, da GAC Pindar, se chateou por ter perdido posições após ter ganhado a segunda corrida e a equipe não conseguiu passar do oitavo lugar nas corridas seguintes. A Red Bull Extreme Sailing se mantém na 6ª posição com 86 pontos, apenas 3 a menos que Oman Air, que venceu duas vezes na quinta etapa. Os Emirates Team New Zealand não estão tendo a corrida que esperavam. O melhor resultado deles foi uma quinta posição, deixando-os na nona colocação geral - 9 pontos atrás dos italianos do Niceforyou.
Os dois velejadores da classe 49r - de Malta e do Reino Unido - fizeram ótima corrida nos últimos três dias, mostrando porque a classe olímpica é tão popular.
O Extreme Sailing Series hoje realizou um comunicado de que o circuito de 2011 deverá atingir 2,4 vezes mais cobertura de mídia do que o evento de 2010, projetando um valor €23M.
Extreme Sailing Series Quinta etapa no Aberdeen Asset Management Cowes Week
Classificação geral após 23 corridas, Quarto dia (9.8.11)
Posição / Time / Capitão e tripulação / Pontos
1- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 118 pontos
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 114.4 pontos
3- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 114 pontos
4- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 99 points
5- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemskerk / Andrew Walsh / Jono Macbeth 89 pontos
6- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Will Howden / Luke Cross 86 pontos
7- Oman Air (OMA), Sidney Gavignet / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 83 pontos
8- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele de Luca / Simone de Mari 66 pontos
9- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Richard Meacham / Andrew McLean / Chris Ward 58 pontos
10- Aberdeen Asset Management (GBR), John Pink / Rick Peacock / Greg Homann / John Gimson 58 pontos
11- Team Extreme (EUR), Roland Gaebler / Nahid Gaebler / Benedikt Wenk / Dan Morris 48 pontos
12- Artemis Racing (SWE), Santiago Lange / Andy Fethers / Michele Ivaldi / Phil Jameson 21 pontos