Marinha acompanha retirada de objetos de navio naufragado no século XVI em Florianópolis
Fonte: www.mar.mil.br/nomaronline
A Marinha do Brasil tem acompanhado a retirada de objetos do sítio arqueológico localizado na Baía Sul, em Santa Catarina. A ação começou no dia 23 de junho, quando a Capitania dos Portos de Santa Catarina (CPSC) participou da atividade de retirada do fundo do mar de um dos objetos descobertos e catalogados pela Organização Não-Governamental (ONG) “Projeto Barra Sul”.
Lápide de 800 quilos é resgatada do fundo mar
Na ação foi encontrada uma lápide de cerca de 800 quilos, com inscrição do então reino de Castela e León, hoje Espanha. Acredita-se que a lápide pertenceu à nau Santa Maria de La Concepción, uma das mais antigas embarcações naufragadas no Brasil e que pertenceu a frota do navegador Sebastián Cabotto, que partiu da Espanha em 1583. Uma equipe da CPSC acompanhou as duas lanchas de convidados e a imprensa até o local e a embarcação que levou os mergulhadores retirou o objeto.
Equipe da Capitania dos Portos de Santa Catarina acompanha as lanchas de convidados e a imprensa até o local de retirada dos objetos do fundo do mar
O Diretor da ONG “Projeto Barra Sul”, Gabriel Corrêa, acredita que o resgate do objeto é uma oportunidade de mostrar à sociedade a importância do projeto e alertar para a necessidade de preservar o patrimônio público subaquático. “Grande fonte de conhecimento para entender a história”, declarou ele.