Volta ao mundo em solitário de Chay Blyth completa 40 anos
Ontem foi aniversário de 40 anos do retorno de Sir Chay Blyth a Southampton após passar 292 dias no mar em sua volta ao mundo em solitário sem escalas, contra as correntes e os ventos. A bordo do 59 pés, British Steel, Sir Blyth conduziu ele próprio, por mais de 20 mil milhas, o seu veleiro após a quebra do piloto automático na passagem pelo Cabo Horn. Chay Blyth foi recebido como herói, pelo então primeiro ministro britânico Edward Heath, pela princesa Anne e pelo príncipe Philip, em seu retorno à Southampton.
Chay, que foi condecorado em 1997 por serviços prestados ao esporte, mais tarde, organizou uma série de voltas ao mundo, começando com o British Steel Challenge em 1992, para dar a amadores uma oportunidade de realizar a volta ao mundo em uma série de barcos idênticos de aço. Mais de mil velejadores participaram do desafio.
Em uma noite ele encontrou um trawler russo que estava em sua rota de colisão. A única maneira de chamar atenção da tripulação do barco foi usar um sinalizador. O sinalizador não só acordou o capitão como trouxe toda a tripulação do barco ao convés. Uma vez que o contato por rádio foi estabelecido o capitão russo perguntou a Chay Blyth: "De onde você partiu?" e Blyth respondeu, "de Southampton". "E para onde você vai?", "para Southampton". "E qual foi sua última escala?", e Blyth novamente respondeu "em Southampton". Por fim o capitão russo perguntou quantos tripulantes haviam no barco além de Blyth, como ele estava sozinho respondeu, "nenhum".