Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão de volta ao Brasil

Fonte: Final Sports

Fernanda Oliveira e Ana Barbachan estão de volta ao Brasil. As atletas retornaram para Porto Alegre, RS, após terem participado de um dos mais esperados campeonatos de vela do ano, o Weymouth and Portland International Regatta. O evento foi um teste oficial para as Olimpíadas de Londres, sendo realizado na mesma época e na mesma raia onde acontecerão as provas do esporte nos Jogos da Inglaterra. Lá, competiram pouco menos de 500 velejadores, sendo apenas uma dupla por classe por país participante.



Representantes brasileiras na 470 Feminina, Fernandinha e Ana fizeram uma boa campanha durante a competição, terminando na 5ª posição. Durante quase todo o evento as atletas se mantiveram entre as primeiras colocadas, chegando a ocupar a vice-liderança.



“Foi muito bom poder fazer mais um evento no grupo da frente. O evento teste foi o nosso sétimo evento internacional do ano. Foi um ano cansativo, mas produtivo. Em quatro dos sete campeonatos ficamos entre as cinco primeiras. Isso é muito bom! Ficamos felizes com a nossa evolução durante esta temporada”, comentou Fernanda, citando conquistas como o 5º lugar no Rolex Miami Olympic Regatta, o 3º lugar no Open Europeans Helsinki, na Finlândia e o 4º lugar no Delta Lloyd Regatta, na Holanda.

Integrantes da Equipe Permanente de Vela Olímpica da Confederação Brasileira de Vela e Motor, as atletas trabalham juntas desde o final de 2008, em campanha olímpica para 2012. Ainda sem uma definição de quem representará o país nos Jogos, Fernandinha e Ana aproveitaram a oportunidade como treinamento.


“Velejamos bastante nos treinos e a competição foi longa. Pudemos fazer mais testes com o nosso material e também testar a nossa capacidade de percepção tática da raia. Já competimos em Weymouth quatro vezes e isso vai dando uma segurança cada vez maior. Tenho certeza que se estivermos em Weymuouth no próximo ano, poderemos representar bem o Brasil”, explicou Fernanda, medalha de bronze em Pequim.


Sem competições agendadas para os próximos dois meses, as velejadoras ficarão focadas nos treinamentos, tanto da parte física quanto técnica, dentro d’água. Tudo visando atingir a meta vislumbrada para o ano: classificar o país nas Olimpíadas e pontuar para a eliminatória nacional no Mundial de Perth, que acontecerá na Austrália em dezembro.