America`s Cup completa 160 anos de história
Fonte: Revista Náutica
Há 160 anos a America`s Cup iniciava sua história quando o veleiro America venceu a Royal Yacht Squadron Cup. Tudo começou no início do verão de 1851 quando o America atravessou o oceano Atlântico, a partir da costa leste dos Estados Unidos, para uma temporada de competições contra os melhores veleiros ingleses.
O veleiro America, do New York Yacht Club, venceu a primeira Royal Yacht Squadron Cup contra uma frota de veleiros ingleses e desde sua vitória a competição passou a se chamar America`s Cup em sua homenagem.
Em 160 anos, a America`s Cup é frequentemente chamada de o mais antigo troféu em disputa no esporte internacional. Para se ter uma ideia quando os primeiros jogos olímpicos modernos foram realizados em Atenas, na Grécia, em 1896, o primeiro capítulo da história da America`ss Cup já tinha sido escrito 45 anos antes.
O America começou a competição, em volta da ilha de Wight, em quinto lugar quando os veleiros passaram pela No Mans Buoy, mas quando chegou ao farol Nab ele tomou a liderança e não foi ultrapassado. A largada da Royal Yacht Squadron Cup foi dada às 10h da manhã e o America terminou a corrida às 20h37. O último barco a terminar a prova, o Brilliant, cruzou a linha de chegada às 1h30 do dia seguinte.
Os proprietários do America pensavam em derreter o troféu para produção de medalhas, porém eles mudaram de ideia e doaram o troféu para o New York Yacht Club.
Naquele 22 de agosto de 1851 também ficava conhecida a mais celebre frase ligada à America`s Cup: "Não há um segundo lugar". Até hoje essa frase ainda representa uma excelente descrição do espírito da América`s Cup.