Atleta olímpico Ben Ainslie participa do Extreme Sailing Series
Fonte: Excom Comunicação
O velejador britânico mais bem sucedido nos jogos olímpicos, Ben Ainslie, irá capitanear a equipe Oman Air nas próximas três etapas do Extreme Sailing Series: em Trapani (Itália), Nice (França) e Almeria (Espanha). O atleta de 34 anos já faturou três ouros e uma prata em olimpíadas e parte para a quinta participação, no próximo ano, na classe Finn, quando defenderá seu país mais uma vez.
Ainslie recentemente competiu em uma regata olímpica em Weymouth que serviu de teste para seu retorno às competições no ISAF World Champions e Finn Gold Cup, em Perth, Austrália, no final do ano. Nesse meio tempo, ele decidiu aproveitar a oportunidade de encarar o desafio do Extreme Sailing Series. Velejadores de Catamarã têm estado na tangente por muitas décadas, mas a tendência atual colocou a classe na linha de frente profissional da vela, seja na Copa América, no MIOD70 circuit ou no Extreme Sailing Series – que inovou com um circuito que visita três continentes. Ainslie diz: “Estou muito empolgado com o Extreme. Eu acompanhei alguns eventos e vi que os velejadores vão muito perto, proporcionando um grande espetáculo. Será minha primeira experiência no circuito e estou animado com a possibilidade”.
Mas Ainslie sentirá a pressão de iniciar em uma nova classe. “Claro que há um pouco de pressão em chegar nesta situação, mas vou dar o meu melhor para manter o bom trabalho. Vamos ter alguns dias de treino em Trapani antes de nosso primeiro evento juntos e, apesar de pouco tempo, vamos conseguir apanhar bons resultados”.
Ben Ainslie substituirá o capitão franês Sidney Gavignet. A equipe do Oman Air está na 8ª colocação na classificação geral do Extreme Sailing Series 2011 e Ainslie correrá com o arqueiro Nasser Al MAshari, o tático Kinley Fowler e David (Freddie) Carr.
Bicampeão olímpico e capitão da Red Bull Extreme Sailing, Roman Hagara comentou: “Gostaria de dar as boas vindas ao Ben Ainslie. Nós temos um ótimo retrospecto olímpico e sabemos como competir sob pressão. Aqui é o melhor lugar para ele mostrar suas habilidades com grandes catamarãs; Certamente teremos ótimas corridas um contra o outro nos eventos seguintes.
Paul-Campbell James, vencedor de 2010 com The Wave, Muscat, e agora capitão da Luna Rossa está ansioso para a próxima etapa em Trapani, onde os italianos podem esperar bons momentos em casa. “É ótimos termos Ben na frota. Nunca corri com ele antes e estou fascinado para ver como ele irá se sair”.
A sétima etapa do Extreme Sailing Series acontece em Trapani, na ilha da Sicília, com início em 14 de setembro com as corridas no estádios acontecendo entre 16 e 18 do mesmo mês.