Como 'professor', Marcelo Massa se despede da classe ORC na Copa Suzuki Jimny

 

Loyal Red Nose passa a se chamar Tembó Guaçu. Tripulantes de Campinas voltam à vela oceânica após cinco anos

 

Por ZDL (SP)

São Paulo(SP) - O experiente velejador Marcelo Massa irá se despedir da classe ORC nos próximos dois finais de semana na disputa da Copa Suzuki Jimny. O novo integrante do seleto clube dos S40 vendeu a antiga embarcação a um grupo de 11 amigos de Campinas, interior de São Paulo. O barco, um Judel Vrolic de 47 pés, passa a se chamar Tembó Guaçu (antes era Loyal Red Nose) e por isso, o antigo proprietário irá ensinar os ‘macetes’ aos atuais tripulantes.

RedNose


Os campineiros estão eufóricos por voltar ao cenário da vela oceânica em Ilhabela após ausência de cinco anos. "Como estamos bastante enferrujados, além de alguns inexperientes a bordo, nosso objetivo não é vencer. Vamos correr com o objetivo de treino e aprendizado. Nessa primeira regata, a ajuda do Massa e do Tiná (Paulo Henrique de Jesus) será importante para ensinar os ‘segredos do barco", revelou Willian Barbanera, integrante do Tembó Guaçu.


A equipe de Campinas treinou no Guarujá(SP) nos últimos dias para o evento que ocorre nos dias 17,18,24 e 25 de setembro. "Esperamos que nesse novo veleiro, mais competitivo e moderno, possamos ter as mesmas alegrias do passado. A amizade e o trabalho em grupo sempre foram as características do grupo do Tembó", contou Willian Barbanera. O Loyal venceu várias competições importantes nos últimos como a Rolex Ilhabela Sailing Week, em 2009, na Classe ORC Internacional.


O antigo Tembó Guaçu era um Petterson 43 comandado por André Omati e tripulado por oito. O veleiro correu as principais regatas da classe no País de 2000 até 2005, como a Rolex Ilhabela Sailing Week na Classe RGS. A equipe foi tricampeã paulista na antiga classe ORC Club (2001,2002 e 2003). Outro resultado significativo foi o terceiro lugar na tradicional Refeno - Recife-Noronha.


Pelas alegrias do passado, o grupo de amigo de Campinas decidiu manter o nome Tembó Guaçu, que significa ‘Pau Grande’ em língua Tupi, uma alusão ao mastro do veleiro.


Outras novidades -
A terceira etapa da Copa Suzuki Jimny tem outras novidades. Todas as classes - ORC, RGS (A, B, C e Cruiser), HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21 - disputarão, em paralelo, o Campeonato Paulista de Oceano. A competição marca também a estreia mundial de uma nova classe one design (barcos com o mesmo formato e desenho) : a C30, com dois veleiros recém-construídos, em São José dos Campos.

Os velejadores podem fazer a inscrição nos dias 16 e 17 de setembro na sede do YCI e o valor é de R$ 80,00 por tripulante (exceto mirim). A organização informou também que a estadia dos veleiros competidores é livre no Yacht Club de Ilhabela para os barcos de outras cidades de 10 de setembro até 1º de outubro de 2011.


A Copa Suzuki Jimny - XI Circuito Ilhabela de Vela Oceânica - terá mais duas etapas até o final do ano. A terceira será disputada nos dias 17, 18, 24 e 25 de setembro e a última em 26 e 27 de novembro e 3 e 4 de dezembro com a tradicional Regata Volta a Ilhabela em sua a XI edição.


O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.