Azimut faz balanço desde a sua instalação no Brasil e projeta negócios de sucesso para os próximos anos

Fonte: Comunicação Azimut

Desde a sua instalação em solo catarinense no ano passado, a fábrica italiana do Grupo Azimut-Benetti (líder na produção de barcos de lazer acima de 40 pés aos consumidores de alto luxo) vem obtendo resultados acima do planejado e projeta negócios ainda melhores para os próximos anos tanto para a empresa quanto para o mercado náutico brasileiro. “Este ano produziremos 50% a mais do que o planejado e no ano que vem produziremos 100% a mais”, conta o CEO da Azimut no Brasil Luca Morando.

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Em termos de geração de empregos, a fábrica iniciou em agosto de 2010 com cerca de 20 funcionários e hoje conta com mais de 250 pessoas atuando na sede provisória de 10 mil m2 localizada na cidade de Itajaí (SC) e conta com outras 100 vagas disponíveis na área de produção para contratação imediata.

Mas os planos do Grupo são ainda mais grandiosos. O principal destaque é para a construção de um pólo náutico na cidade que resultará em um investimento de R$ 200 milhões. Trata-se de uma área de 200 mil m2 que abrigará, além da fábrica, serviços de apoio e de lazer para atender aos clientes - os proprietários dos cobiçados iates de luxo da marca italiana. A previsão é transferir as atividades da atual estrutura para a nova fábrica já no início de 2012 e, ao longo dos próximos 4 anos, serão implantados os novos serviços através de negociações que já estão sendo realizadas com fornecedores ligados ao setor, especialmente italianos.

Com a fábrica instalada no pólo náutico em pleno funcionamento, a previsão é gerar cerca de 1000 empregos diretos e produzir 100 novos iates por ano: 4 abaixo de 80 pés e 2 entre 80 e 100 pés. Hoje, na estrutura provisória, a Azimut fabrica entre 30 a 40 novos iates por ano. Inclusive, o Azimut de 100 pés será o maior barco de passeio fabricado na América do Sul. Até agora, o maior produzido pela empresa fora da Itália era o de 55 pés.

Italiana tem planos de longo prazo para o mercado náutico brasileiro

O Brasil é um dos mercados que mais cresce no mundo no setor náutico. Além desse conceito e do potencial natural, da costa privilegiada e do clima - o desempenho econômico e político contribuem para o crescimento do setor e para a atração de novos investimentos. Santa Catarina, por sua vez, foi escolhida pela Azimut graças à vocação náutica, à disponibilidade de mão de obra de trabalho, à segurança, à logística e à rede de fornecedores.

Mesmo com a atual baixa do dólar e o câmbio fortalecido para a importação, a Azimut não enxerga o mercado brasileiro como um estaleiro que importa e sim se posiciona como um estaleiro nacional. “Atualmente o dólar está baixo, mas não podemos prever o que acontecerá daqui a 5 anos, por exemplo. Se o cliente quiser trocar de barco em alguns anos e se acontecer o aumento do dólar? De qualquer forma ele terá a segurança de ter perto dele uma fábrica sólida, segura e a garantia de assistência”, destaca o executivo Luca Morando.

“Para que haja a evolução dos negócios de forma constante, a longo prazo, o Grupo está empenhado com o desenvolvimento do país e os reflexos serão positivos para o mercado como um todo”.

Um dos exemplos é que a UCINA – União de Estaleiros, Indústrias Náuticas e Afins – que representa mais de 400 empresas náuticas italianas, assinou recentemente um protocolo de intenções para o desenvolvimento náutico em Manaus e em Santa Catarina nos próximos anos – graças ao Grupo Azimut-Benetti que foi o promotor dessa iniciativa.

“Hoje para implantar uma fábrica do nível da Azimut no Brasil, com sua idoneidade e seriedade, é necessário estar preparado para lidar com a complexidade burocrática e as altas cargas tributárias do país, ou seja, seguir as regras brasileiras para identificar as necessidades e implantar as estratégias para desenvolver os negócios. E para isso, é necessário ter uma organização forte, sólida, atuante e bem preparada”, complementa.

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Diferenciais da Azimut no Brasil

Atualmente, no mercado náutico brasileiro, a única empresa internacional que mantém as suas instalações por conta própria, sem sociedades, que tem uma fábrica no país, é o Grupo Azimut-Benetti – demonstrando a solidez e a força da empresa, garantindo total segurança e ampla gama de serviços a consumidores exigentes.

Os principais diferenciais são voltados aos serviços oferecidos já que com a unidade de produção instalada no Brasil, existe um suporte mais próximo e direto aos seus clientes. “Quando alguém adquire um barco, é necessário manutenção, suporte e assistência constante por parte do fabricante. Hoje oferecemos toda a qualidade e a excelência dos iates tipicamente italianos produzidos em um estaleiro nacional. Além do alto nível, contamos com um estoque de peças de reposição de mais de US$ 2,5 milhões para atender a demanda do próximo verão e estamos ligados com o “dealer” YachtBrasil, com uma completa rede de 22 pontos de vendas em todo o país e altamente capacitada para atender os clientes em todos os 7 mil quilômetros de costa brasileira, aliado ao suporte da fábrica para prestar toda a assistência necessária”, finaliza Luca Morando.

Sobre o Grupo

O grupo Azimut-Benetti tem mais de 40 anos de história. Fundado em 1.969, é o primeiro e mais prestigiado construtor de iates do mundo. O grupo, cujos membros incluem as marcas Azimut Yachts, Benetti e Atlantis, cada uma aborda uma linha diferente no mercado de navegação - e a Fraser Yachts, uma marca líder no setor de serviços, opera em 67 países do mundo através de uma rede de vendas de 138 localidades.

Das instalações, são sete unidades de produção de luxo na Itália (incluindo o pólo náutico de Livorno), um pólo náutico na Turquia e agora outra no Brasil. Comercializa a mais ampla e completa gama de iates a motor entre 36 pés e 70 metros do mundo.

Site: www.azimutyachts.com

Revendedor exclusivo no Brasil: www.yachtbrasil.com.br