Camper dispara na regata de qualificação para a Volvo Ocean Race

Fonte:Revista Náutica Online

Com o início da etapa de qualificação da Volvo Ocean Race, os seis Volvo Open 70 que participarão da regata de volta ao mundo se alinharam e correram juntos pela primeira vez nesta sexta-feira. O veleiro Camper with Emirates Team New Zealand disparou na linha de partida e mostrou uma velocidade impressionante na Baía de Alicante, na Espanha.

 


Essa etapa de qualificação serve principalmente como um teste dos sistemas de segurança para a competição de 39 mil milhas náutica (mais de 70 mil quilômetros) ao redor do mundo. Inclui um treinamento de homem ao mar e a instalação do sistema de direção de emergência e de subida das velas de tempestade. Apesar não contar pontos, a empolgação era visível neste primeiro confronto.

A equipe
Telefónica seguiu firme atrás do Camper, roubando a liderança por alguns instantes. Mas, no momento em que a flotilha partiu para a Ilha de Tabarca, nos momentos finais antes de ir para Mallorca, o Camper já estava com uma vantagem considerável sobre seus adversários.



As equipes Telefónica, Puma Ocean Racing powered by BERG Propulsion, Abu Dhabi Ocean Racing, Groupama e Sanya ainda têm tempo de sobra para alcançar o Camper, que tem muito mais em jogo que as demais equipes, já que corre para uma de suas duas bases, em Palma de Mallorca. De lá, todos voltam para Alicante, com os barcos chegando provavelmente na manhã de domingo.



Depois dessa etapa de 600 milhas de qualificação, a primeira regata in-port da Volvo Ocean Race será dia 29 e a volta ao mundo, partindo de Alicante com a primeira perna para a Cidade do Cabo, na África, larga dia 5 de novembro.