Segundo dia de competições embaralha classificação do Extreme Sailing Series
Por Excom Assessoria
O segundo dia de corridas da oitava etapa do Extreme Sailing Series foi uma mistura de bons e maus momentos, em ambos os circuitos. Os ventos estavam mansos, atingindo apenas seis nós. Os velejadores fizeram o possível para terminar bem o pequeno percurso. As boas notícias é que há previsão de mais ventos para os próximos dias, o que promete trazer mais disputas para o público espanhol.
Para os suíços da Alinghi o início do segundo dia foi um sonho, de modo que ficaram temporariamente na quarta colocação do ranking. “Foi tudo perfeito nessas três primeiras corridas, desde as largadas até a velocidade do barco. Não podíamos esperar um cenário melhor. Infelizmente, na corrida no estádio não fomos tão bem. Vimos dificuldades em encontrar o caminho certo e impor nosso ritmo. Mas o pior ficou para trás. Amanhã as condições estarão melhores e estamos animados”, disse Tanguy Cariou, capitão da equipe.
Ben Ainslie e sua equipe, Oman Air, mantiveram-se no topo da classificação após as cinco corridas do dia, uma marca impressionante para alguém novato nesta classe. “Estou aprendendo muito todos os dias com essa competição”, afirmou Ainslei. O Emirates Team New Zealand manteve o bom desempenho devido ao trabalho duro feito ao longo do dia e terminou na segunda colocação, três pontos atrás do Oman Air.
O The Wave Muscat teve sua recompensa no final do dia, vencendo a primeira corrida desde a sexta etapa, em Trapani, e assim, subiu quatro posições na classificação. O time de Omã está agora na quarta classificação, ante a oitava do dia anterior, cinco pontos atrás do Groupe Edmond de Rothschild. O GAC Pindar ganhou um lugar no ranking e terminou na quinta colocação, à frente do Luna Rossa. O Red Bull Extreme não teve bons momentos, fechando o dia na oitava posição, à frente do Team Extreme queficouu em nono.
Extreme Sailing Series Oitava etapa, Almeria, Andalucia (Espanha) classificação após 9 corridas (13.10.11)
Posição / Equipe / Pontos
1- Oman Air (OMA), Ben Ainslie / Kinley Fowler / David Carr / Nasser Al Mashari 72 points
2- Emirates Team New Zealand (NZL), Adam Beashel / Ray Davies / Jeremy Lomas / Derek Seward 69 points
3- Groupe Edmond de Rothschild (FRA), Pierre Pennec / Christophe Espagnon / Thierry Fouchier / Hervé Cunningham 64 points
4- The Wave, Muscat (OMA), Leigh McMillan / Kyle Langford / Nick Hutton / Khamis Al Anbouri 60 points
5- Team GAC Pindar (GBR), Ian Williams / Mischa Heemrskerk / Andrew Walsh / Brad Webb 55 points
6- Luna Rossa (ITA), Max Sirena / Paul Campbell-James / Alister Richardson / Manuel Modena 54 points
7- Alinghi (SUI), Tanguy Cariou / Yann Guichard / Nils Frei / Yves Detrey 52 points
8- Red Bull Extreme Sailing (AUT), Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matt Adams / Craig Monk 48 points
9- Niceforyou (ITA), Alberto Barovier / Stefano Rizzi / Daniele De Luca / Simone de Mari 41 points
10- Team Extreme (EUR), Roland Gaebler / Nahid Gaebler / Antón Paz / Tom Buggy 40 points
11- Team TILT (SUI), Alex Schneiter / Boet Brinkgreve / Charles Favre / Nicolas Heintz 32 points