Brasil pode receber etapa da eletrizante Extreme Sailing Series

Fonte: Revista Náutica Online

Dois velejadores circulam pelos salões do Boat Show 2011 envoltos em uma grande expectativa. Marcio Moreira e Gustavo Kruger, de Curitiba, trabalham com afinco para tentarem trazer ao Brasil, já em 2012, uma etapa da eletrizante Extreme Sailing Series, competição que arrasta um grande público pelas raias do mundo afora, já que as regatas costumam acontecer muito próximas à costa.


Representantes no país da OC ThirdPole, a empresa detentora da classe Extreme e do Circuito, os dois estão há um ano no projeto e sonham ver as gigantescas velas enchendo os olhos dos brasileiros, seja em águas da Baía de Guanabara (Rio de Janeiro), Itajaí (Santa Catarina) ou Salvador (Bahia), os três lugares que eles pleiteiam para o evento.


“Não temos nada definido. Estamos atrás de patrocínio para viabilizar o projeto e também tentamos montar uma equipe brasileira para correr o Circuito”, conta Marcio. Os velejadores Marcelo Ferreira, skipper de Torben Grael na classe Star, e Clínio de Freitas já se escalaram para correr no catamarã monotipo de oito metros de boca e velas que alcançam perto de 16 metros de altura.


Os outros dois nomes ainda não foram definidos, mas, com certeza, não serão nem o de Marcio, nem o de Gustavo, apesar da vasta experiência da dupla: a bordo do Delta 36 Dossiê, eles já fizeram toda a costa brasileira, correram a Regata Recife – Fernando de Noronha, levaram um Beneteau 50 pés de La Rochelle, na França, para águas espanholas de Barcelona.


“Nós corremos a etapa de Boston da Extreme deste ano, eu no Luna Rossa e no Groupe Edmond de Rothschild, mas não dá para encarar o desafio como tripulante fixo. É uma competição que exige muito do velejador. Dois sistemas hidráulicos são usados para caçar a vela e, às vezes, não dá tempo de afrouxar quando entra vento. Por isso as capotadas são tão rotineiras”, explica

Gustavo.

A Extreme 2011 já passou pelos Emirados Árabes, pela Turquia, Estados Unidos, Itália e França. Está agora na Espanha e depois segue para a etapa final em Singapura.