Crianças aprendem vela na Academia da VOR em Alicante
Fonte: ZDL
Crianças de até 14 anos da cidade de Alicante, na Espanha, disputaram neste final de semana as regatas de Optimist, parte do cronograma da Volvo Ocean Race Youth Academy. A atividade, que estará presente em todas as paradas da regata, inclusive em Itajaí, tem o objetivo de aproximar a nova geração da vela de oceano.
O CEO da Volvo Ocean Race, Knut Frostad, acompanhou as atividades na cidade espanhola com as crianças entre seis e 14 anos. Durante todo o processo, a garotada ouviu atentamente os conselhos do representante da VOR e as explicações sobre a Volta ao Mundo, que terá 39.000 milhas náuticas.
Knut Frostad levou os jovens para uma visita guiada à sala de controle da regata em Alicante. "Quando questionei se as crianças queriam competir na Volvo Ocean Race um dia, todas rapidamente levantaram as mãos em sinal de positivo", disse.
Knut Frostad levou os jovens para uma visita guiada à sala de controle da regata em Alicante. "Quando questionei se as crianças queriam competir na Volvo Ocean Race um dia, todas rapidamente levantaram as mãos em sinal de positivo", disse.
Os vendedores da primeira edição da ‘escola de vela’ foram os representantes do Club Alicante Costa Blanca, apadrinhados pelo Team Telefónica.
"Foi difícil, mas nós trabalhamos como um time. Sem isso, nós nunca teríamos conquistado esse resultado", comentou a jovem Irene Miras, de 14 anos, que contou com a ajuda dos companheiros Gonzalo Gallego, Daniel Leutscher, Nuria Sobrino e Mario Sánchez Bellot para vencer a regata.
A competição foi bastante disputada e saudável, tendo o Real Club Náutico Torrevieja (Abu Dhabi Ocean Racing) em segundo, Real Club Náutico de Calpe (Groupama Sailing Team), em terceiro, e Real Club Náutico de Valencia (Team Sanya), finalizando na quarta posição.
"Torrevieja foi um grande adversário nas baterias, o entrosamento deles nos deixou um pouco nervosos. Mas nós fizemos um bom trabalho, graças ao nosso técnico", comentou Daniel Leutscher, 13 anos, representante do Costa Blanca.
Considerada a classe de entrada na vela, a Optimist foi o início de muitos campeões como Iker Martines, comandante do Team Telefónica nesta edição e dono de um ouro e uma prata olímpicos, além de vencedor de quatro In-Port Races com o Telefônica Blue (2005-06).
Um total de 40 velejadores de Optimist serão formados em cada clínica local, e posteriormente, os vencedores participarão de uma grande final, realizada na cidade de Galway, na Irlanda, antes do término da VOR.
Cronograma da Volvo Ocean Race Academy em Itajaí (2012):
RS:X Windsurfing -11 e 12 de abril
Clínica de vela - 13 de abril
Regata- 14 e 15 de abril
Volvo Ocean Race - A 11ª edição da Volvo Ocean Race começa no porto espanhol de Alicante no dia 29 de outubro de 2011 e termina na cidade irlandesa de Galway, em 7 julho de 2012. As equipes velejarão mais de 39 mil milhas náuticas pelos mares de Alicante (Espanha), Cidade do Cabo (África do Sul), Abu Dhabi (Emirados Árabes), Sanya (China), Auckland (Nova Zelândia), ao redor do Cabo Horn até Itajaí, Miami (EUA), Lisboa (Portugal), Lorient (França) e Galway (Irlanda). Seis equipes estão na disputa de uma das maiores provas da vela mundial.
A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. A vila da regata deverá ser aberta no dia 5 daquele mês, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com