Programa de voluntários para a Volvo Ocean Race em Itajaí atinge nível de excelência

 

Univali finaliza seleção dos estudantes que trabalharão na parada brasileira até o final do ano

Por ZDL

Alicante (Espanha) - Quase 300 voluntários irão colaborar com a Parada de Itajaí, em Santa Catarina, na Volvo Ocean Race nos meses de março e abril de 2012. O treinamento profissional já é aplicado pela Univali para os alunos da comunidade catarinense e os primeiros testes são positivos. O processo é utilizado em megaeventos e a Volta ao Mundo exige uma equipe multidisciplinar e qualificada para a Vila da Regata e recepção das tripulações e turistas.

volun1


Alicante que dará a largada aos seis barcos para a aventura de 39 mil milhas náuticas (72 mil quilômetros), a partir deste sábado (5), segue pela segunda vez a cartilha e usa o voluntariado como ferramenta para desenvolver as habilidades dos alunos locais.


"É importante para o desenvolvimento do currículo dos estudantes locais. A experiência é para toda vida e os jovens agarram a oportunidade e buscam ampliar seus contatos", revelou José Manuel Gomes Gonçalves, um dos diretores dos voluntários de Alicante, que somam 600 na vila da regata.

volun2

A Espanha passa por um período de crise monetária e, assim como em 90% da Europa, há redução nos postos de trabalho para os profissionais locais. "É um diferencial no currículo participar de um megaevento. Os voluntários da Volvo Ocean Race aprendem na prática em diversas áreas", contou Paloma Pal, estudante de comunicação social de Alicante, que está trabalhando na sala de imprensa do evento.

Em Itajaí, o Comitê Organizador da Volvo Ocean Race terá voluntários em várias funções dentro da Vila da Regata, Volvo Experience, hospitality, Race for the Ocean, escola da vela, operações da Vila da Regata, Volvo Cars, além de vagas para atuar na área de comunicação da Parada Itajaí e no pavilhão da própria Volvo Ocean Race.


"Para a Univali, trata-se de oportunidade ímpar de demonstrar seu envolvimento com a comunidade de Itajaí e sua especialização nas várias áreas do conhecimento", afirmou o reitor Mário Cesar dos Santos.


A fluência no idioma inglês é requisito básico em praticamente todas as funções, além de experiências específicas nos segmentos das respectivas vagas.


Univali lidera o processo dos voluntários em Itajaí
- Gerente de Protocolo do Comitê Internacional do Pan-2007, no Rio de Janeiro, Maria Helena Freitas coordenou 120 voluntários no evento carioca. A especialista desenvolveu o programa para Itajaí e garante um retorno qualificado.

"Sem voluntários não há mão-de-obra disposta a colaborar e agregar valor ao evento. Os custos seriam astronômicos e a integração da regata com a comunidade estudantil se perderia. Os alunos precisam despertar o interesse por todas as áreas da vela, além de praticar outro idioma", revelou Maria Helena Freitas.


Univali já tem o know how de voluntariado e a região Sul lidera esse segmento no País. "Por isso, será possível dividir e otimizar o trabalho potencializando a nossa parada. Voluntário é uma mão-de-obra qualificada, motivada e interessada. Sempre querem aprender", finalizou Maria Helena Freitas.


A Universidade do Vale do Itajaí (Univali) abriu inscrições para alunos, egressos e colaboradores para atuar como voluntários em diferentes áreas. Mais informações podem ser obtidas no
site da Univali

"Esse convênio com a Univali, a maior universidade privada de Santa Catarina, com a organização da regata em Itajaí, vai garantir uma importante troca de experiências. O aporte de tecnologia será fundamental para o sucesso do evento", disse o presidente do Comitê Organizador da regata em Itajaí, Amílcar Gazaniga.


A Univali conta com 1,3 mil professores (67% deles mestres e doutores) e mais de 26 mil alunos em suas atividades de ensino, pesquisa e extensão.


Legends define campeão na quinta -
A Regata das Lendas foi cancelada nesta quarta-feira (2) por causa da falta de ventos. O Taurana liderava a flotilha de 16 barcos históricos da Volvo Ocean Race no Mediterrâneo, mas o percurso não foi finalizado pelas condições climáticas. A festa continua nesta quinta-feira (3) e, entre as atrações, está o brasileiro Torben Grael, campeão em 2008/2009. O velejador integrará a a embarcação francesa do Charles Jourdain, que correru a VOR em 1989-90.

Os participantes da Regata das Lendas:

Tauranga (1973-74)
Adventure (1973-74 e 1977-78)
Great Britain II (1973-74)
King's Legend (1977-78)
Berge Viking (1981-82)
Gauloises III (1981-82).
L'Espirit d'Equipe (1985-86)
Rothmans (1989-90)
Charles Jourdan (1989-90)
Steinlager 2 (1989-90)
Fisher & Paykel (1989-90)
Heineken (1993-94)
Assa Abloy (2001-02)
Tyco/Traite de Rome (1977/78 e 1981/82)
Telefónica Black (2008-2009)
Green Dragon (2008-2009)

O vencedor geral da Regata das Lendas levará um troféu de prata de 33 centímetros e será presenteado por Lady Pippa Blake como um tributo ao seu falecido marido, Sir Peter Blake, que venceu as primeiras cinco pernas da Whitbread 1989-1990 a bordo Steinlager 2.


Regata valendo -
No sábado (29), na primeira prova que valeu pontos, a Regata do Porto (In-Port Race), o Abu Dhabi venceu com um desempenho perfeito, com vantagem superior a 14 minutos para o segundo colocado, o veleiro norte-americano Puma. Com os seis pontos da primeira inshore, os árabes já lideram a Volvo Ocean Race 2011/2012.

Abril será em Itajaí (Santa Catarina)
- A parada brasileira, em Itajaí, no litoral de Santa Catarina, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da VOR. As equipes percorrerão 12.417 quilômetros (6705 milhas náuticas) - o maior trecho da competição.

A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22.