Veleiro Abu Dhabi está de volta à Volvo Ocean Race

 

Da Redação da www.nautica.com.br
Com informações do site da VOR

Foto: Ainhoa Sanches / Abu Dhabi Ocean Racing
Abu Dhabi veleja a mais de 15 km/h

Cinco dias depois de perder o mastro nas violentas ondas do Mediterrâneo, o Abu Dhabi Ocean Racing voltou à Volvo Ocean Race nesta quinta-feira. A equipe liderada por Ian Walker, duas vezes medalhista olímpico, avisou por rádio, às 2h16 (horário UTC, três horas a menos no Brasil) que já estava perto do ponto em que, apenas seis horas e 85 milhas náuticas após a largada de sábado, aconteceu a quebra do mastro que tirou o Volvo Open 70 temporariamente da competição.

Groupama segura a liderança com vantagem de 160 quilômetros

A equipe deixou Alicante, Espanha, ontem à noite, depois de travar uma verdadeira batalha contra o tempo para montar e encaixar o novo mastro. "Eu desejaria dizer que agora estamos competindo com a mente tranquila, mas não estamos”, escreveu Walker antes de retomar a corrida, apreensivo com o fato de que não houve tempo de testar o novo mastro em mar e de não ter a segurança de um mastro de reserva esperando por eles, se alguma coisa der errada.“As apostas agora são muito altas e temos que navegar de acordo”, completou.
Foto: Yann Riou / Groupama Sailing Team
No relatório de posição das 7h UTC, Abu Dhabi estava a leste de Almeria, costeando a Espanha a cerca de 8,5 nós de velocidade (15,3 km/h) em seis nós de vento (quase 11 km/h). O barco mais próximo do Abu Dhabi, o Camper de Chris Nicholson estava a cerca de mil milhas náuticas (1.800 quilômetros) de distância.

Enquanto isso, Groupama segura a liderança, a cerca de 160 quilômetros de distância do Telefónica, traçando uma rota mais direta para o litoral africano. O Puma continua na terceira posição, com o Camper em quarto, a cerca de 311 quilômetros do líder.