Regata de Veleiros Clássicos acontece em Búzios, no fim de novembro
Fonte: Blog Murillo Novaes
A sexta edição da Regata de Veleiros Clássicos está confirmada. O evento será realizado em Búzios, de 25 a 27 de novembro, com largada no Iate Clube Armação de Búzios –ICAB (RJ). A competição, que já faz parte do calendário da vela nacional, é destinada aos veleiros com mais de trinta anos de fabricação. Daí a denominação: clássico.
Esta é a segunda etapa do Circuito em 2011. A primeira foi realizada no mês de abril, em Angra dos Reis, e teve o Marga, um super clássico fabricado em 1933 e capitaneado por Lars Grael, como grande vencedor. Para a etapa buziana, a expectativa da organização é de que o número de veleiros inscritos aumente em relação às edições anteriores, uma vez que o evento vem se consolidando como um dos mais importantes no resgate da cultura náutica nacional, como explica Loic Gosselin, diretor da Media Mundi, empresa idealizadora da compeitção.
“Essa é nossa sexta regata de veleiros clássicos. E para comemorar esse marco fizemos uma bela compilação com todo o material gerado nas etapas anteriores que culminou em um livro que será lançado durante a regata”, explica Gosselin.
Apesar de ter a competição entre os barcos como fio condutor, inclusive contando com velejadores do calibre do medalhista olímpico Kiko Pelicano, Lars Grael, entre outros, em sua lista de competidores, a regata funciona como uma troca de experiências entre os amantes de barcos antigos e da vela como um todo.
As disputas são bem acirradas, mas tal espírito se restringe à água, onde as velas são içadas e os ventos esperados. Em terra o clima é de total confraternização. Além disso, frisa o organizador, o evento possui uma importância histórica no que diz respeito ao resgate da cultura náutica brasileira.
“As lendas náuticas que participam da regata provam que é possível que uma competição esportiva tenha também uma expressiva bagagem cultural, além de ser extremamente divertido”, enfatiza Loic.
Inclusão social – A Regata promove a inclusão social através da participação da comunidade local. Os pescadores buzianos participam em uma categoria diferenciada com suas bateras – barcos artesanais, adaptados para velejar – que dão um charme todo especial à competição
Histórico - Tudo começou com uma parceria entre o ICAB – criado em 1973 para fomentar a prática da vela – e a Media Mundi com a Societé Nautique de Saint Tropez, apoiada pelas prefeituras das cidades gêmeas, Búzios e Saint Tropez. O resultado foi a chegada em águas brasileiras do veleiro Lelantina, expoente da mais tradicional regata de clássicos do mundo, a Voiles de Saint Tropez. Para celebrar a vinda do clássico dos clássicos, o ICAB e a Media Mundi convidaram outros barcos antigos e o evento acabou transformado em verdadeira festa náutica. Nasce, então, a Regata de Veleiros Clássicos de Búzios, cuja primeira edição foi em 1 a 3 de dezembro de 2006.