Lars Grael e Samuel Gonçalves conquistam o vice-campeonato norte americano de Star

 

Da Velassessoria
Fonte:www.nautica.com.br

Foto: Divulgação
Lars Grael e Samuel Gonçalves conquistam mais um título

Os brasileiros Lars Grael e Samuel Gonçalves conquistaram, nesta quarta-feira (16), o vice-campeonato norte americano da classe Star, disputada em Tampa, nos Estados Unidos, por uma diferença de apenas quatro pontos perdidos da dupla vencedora, formada por George Szabo & Mark Strube. Este foi o terceiro pódio de Lars e Samuel desde que começaram a competir juntos na Star, há três meses. A primeira conquista ocorreu na estreia da dupla, no Estadual do Rio de Janeiro, onde ficaram em 1º lugar. Semanas antes de embarcarem para os Estados Unidos, Lars e Samuel conquistaram o 2º lugar no Campeonato do Hemisfério Sul, disputado no Rio de Janeiro. O Norte Americano de Star foi realizado entre os dias 11 e 16 e reuniu 28 barcos na raia.

"Termino a temporada 2011 de Star com a sensação de um saldo positivo. Disputei 3 títulos continentais e conquistei o Sul Americano em Mar del Plata com Rony Seifert e obtive dois Vice Títulos com o Samuel Gonçalves (o Samuca) respectivamente nos campeonatos do Hemisfério Sul, no Rio de Janeiro e agora o Norte Americano. Destaque ainda para os títulos Brasileiro com Renato Moura, em Brasília, e Estadual do Rio de Janeiro com o Samuca, em Niterói. Agradeço ao patrocínio da Light e da Lei de Incentivo do Esporte do Rio de Janeiro e a todos que apoiam e torcem por este rumo de competições e paixão pela Vela", declarou o campeão.

Ex-aluno do Projeto Grael se firma como proeiro - O novo proeiro de Lars Grael, Samuel Gonçalves, foi um dos primeiros alunos do Projeto Grael - instituição social criada por Lars, Torben, Axel Grael e o velejador Marcelo Ferreira há 13 anos - quando a sede ainda era num contêiner na Praia de Charitas, em Niterói. Hoje, aos 22 anos, Samuel, que está concluindo o ensino superior em Desenho Industrial, vê na vela uma oportunidade profissional.

"Conhecer o Projeto Grael foi um divisor de águas em minha vida. Até o curso da faculdade foi definido por causa da vela. Tenho um projeto de desenvolver um barco-escola e levar o esporte até outros jovens, assim como ocorreu comigo", comenta Samuel.

Para Samuel, velejar ao lado do ídolo Lars Grael, reconhecido internacionalmente pela sua competência e determinação, é um sonho realizado.

"Jamais pensei que um dia eu poderia chegar perto de conquistar uma regata local, muito menos competir com o Lars e, melhor ainda, ganhar uma medalha. Subir no pódio ao lado dele é uma emoção muito grande", conta o jovem, oriundo de uma família de baixa renda em Niterói.

Após o vice-campeonato nos Estados Unidos, a dupla retorna ao Rio de Janeiro para reforçar os treinos.