Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake abre as finais da Copa Suzuki Jimny

Fonte: ZDL

A tradicional regata Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake será disputada pela 11ª vez neste sábado (26) no litoral norte paulista às 12h. A prova de 30 milhas incluindo todas as classes do calendário, exceto HPE25 e BRA-RGS C, valerá pontos para a última e decisiva etapa da Copa Suzuki Jimny, que segue também no outro final de semana, 3 e 4 de dezembro.

 

inae_edu


A organização vai confirmar, dependendo das condições climáticas, se o percurso será no sentido horário ou anti-horário. Segundo a meteorologia, a região terá ventos na direção leste e sudeste, atingindo 8 a 10 nós. Em 2010, Orson/Mapfre, o fita azul (o primeiro a chegar, independentemente de classe, completou em mais de nove horas e meia.

"O charme e a tradição da Volta a Ilhabela atraem os principais velejadores de oceano do País. O percurso passa por belas áreas da ilha. Na parte técnica, as equipes tentarão dar o máximo para somar pontos", disse José Manuel Nolasco, diretor de vela do Yacht Club de Ilhabela.

A regata homenageia Sir Peter Blake, lendário navegador da Nova Zelândia falecido em 2001 e que esteve presente à primeira edição da prova, em 2000, com seu veleiro Polar Seamaster no YCI. A regata terá data definida somente na última semana de novembro, em função das condições climáticas.

Os veleiros inscritos nas classes HPE25 e BRA-RGS C terão outra raia para fazer a regata de sábado, que poderá de barla-sota ou de percurso, dependendo do vento. As classes que participarão da Volta a Ilhabela serão ORC, BRA-RGS A,B e Cruiser, Skipper 21, Delta 32 e C30.