Campeões da Copa Suzuki Jimny serão conhecidos neste fim de semana
Fonte: ZDL
As últimas regatas da Copa Suzuki Jimny de 2011 serão disputadas neste fim de semana no Yacht Club de Ilhabela (YCI) e apontarão os campões do ano nas classes ORC, BRA-RGS, HPE25, C30, Delta 32 e Skipper 21.
Para fechar com chave de ouro o evento, mais de 50 barcos estão confirmados no litoral norte paulista. A meteorologia prevê ventos na direção leste e intensidade média. Estão programadas de três a cinco regatas em todas as categorias.
"Poucos barcos conseguiram abrir vantagem e isso deixa a disputa final ainda mais interessante. As tripulações de oceano mostraram mais entrosamento durante o ano na Copa Suzuki Jimny, que também foi palco do tradicional Warm Up, do Campeonato Paulista de todas as classes e do Brasileiro de HPE25", afirma José Nolasco, diretor de vela do YCI.
As divisões da classe BRA-RGS apresentam as regatas mais equilibradas. A súmula traduz isso. Na A, o Fram (Felipe Aidar) lidera, mas o Jazz (Valéria Ravanni) pode surpreender nas regatas finais. "Os dois barcos têm tripulações bem treinadas e conhecem os atalhos da ilha. Quem errar menos leva", revela Felipe Aidar, do Fram.
Na RGS B, o Palmares (José Romariz Filho) tem 21 pontos de vantagem para o BL3 (Clauberto Andrade) e só precisa ‘administrar’ para sair com o título. "É uma competição importante e os barcos buscam cada vez um melhor desempenho. Não há nada parecido no País. Por isso, o campeão precisa ter regularidade e entrosamento", conta José Romariz Filho.
Na C, Pirajá (Rubens Bueno) é o favorito contra o Rainha (Leonardo Pacheco) por causa dos resultados anteriores. Mas, é na BRA-RGS Cruiser que a disputa está acirrada com três barcos com chances. Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) lidera com 23,5 pontos perdidos, mas YDYPY (Marco Aleixo) e Cocoon (Luiz Caggiano) estão próximos.
O Palmares (José Romariz Filho) também lidera a Delta 32. Por se enquadrar nas regras de medição das duas classes, a tripulação pode ser duplamente premiada neste domingo. Na Skipper 21, Alegria (Carlos Alberto Gallo) tem 10 pontos de vantagem sobre o Sextante (Thomas Shaw).
A única definição é na classe HPE25. Com 46 pontos a menos do que o Repeteco II (Fernando Haaland) e o Avantto (Dario Galvão), o Ginga(Breno Chvaicer) só cumprirá tabela nas águas de Ilhabela. Na ORC, o Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva) tem o melhor aproveitamento do ano.
Mais uma vez, o Yacht Club de Ilhabela sediará um match race entre dois barcos da nova classe C30. Barracuda/Matrix e +Realizado farão mais um duelo na Copa Suzuki Jimny.
Premiação da Volta a Ilha e exposição -Neste sábado (3) será feito um coquetel com a exposição das melhores imagens das quatro etapas do campeonato produzidas pela Balaio de Ideias. Além da exposição, o Yacht Club de Ilhabela fará a premiação dos vencedores da Volta a Ilhabela - Sir Peter Blake, realizada no sábado (26).
Classificação acumulada após primeiro fim de semana da quarta etapa:
ORC - 16 regatas, com 6 descartes
1º- Orson (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 16 pp - pontos perdidos
HPE - 27 regatas, com 6 descartes
1º- Ginga(BrenoChvaicer) - 42 pp
2º- Repeteco II (Fernando Haaland) - 88 pp
3º- Avantto (Dario Galvão) - 88 pp
RGS-A - 19 regatas, com 6 descartes
1º-Fram (Felipe Aidar) - 16 pp
2º- Jazz (Valéria Ravani) - 23 pp
3º- Harpia III (Le Vent Mistral) - 50 pp
RGS-B - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Palmares (José Romariz Filho) -13 pp
2º- BL3 (Clauberto Andrade) - 34 pp
RGS-C - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Pirajá (Rubens Bueno) - 22 pp
2º- Rainha (Leonardo Pacheco) - 34 pp
RGS-Cruiser - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 23,5 pp
2º- YDYPY (Marco Aleixo) - 29 pp
3º- Cocoon (Luiz Caggiano) - 30,5 pp
Delta 32 - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Palmares (José Romariz Filho) -13 pp
2º- Asbar II (Sérgio Klepacz) - 33 pp
Skipper 21 - 19 regatas, com 6 descartes
1º- Alegria (Carlos Alberto Gallo)-13 pp
2º- Sextante (Thomas Shaw) - 23 pp
A competição será finalizada neste fim de semana (3 e 4) envolvendo todas as classes. O evento tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e apoio da Brancante Seguros, Cerveja Devassa, Nautos, Ancoradouro, Prefeitura Municipal de Ilhabela e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.
Atenção: mais informações www.yci.com.br