REFENO: agora, só para capitães amadores

Fonte: Blog sobre as águas

A Associação Brasileira de Velejadores de Cruzeiro (ABVC) informou ao Blog Sobre às águas que a Marinhavai passar a exigir habilitação de Capitão Amador para os comandantes inscritos na Regata Recife-Noronha (Refeno).

 

 

A associação irá providenciar um curso em São Paulo para quem for da região e quiser se preparar para a próxima Refeno, conforme o texto da entidade:

Segundo informações obtidas da Marinha do Brasil, a participação na Refeno em 2012 não poderá mais ser realizada a não ser por Comandantes portadores da carteira de Capitão Amador (maiores de 21 anos apenas).

Não haverá mais a flexibilização de anos anteriores quando o “Mestre Amador” recebia uma autorização especial para realizar a navegação em Mar Aberto durante a regata.

Sabendo disso, a ABVC se antecipou e está programando um curso preparatório para o Exame de Capitão Amador em Santos –SP. As atividades visam facilitar o estudo e a obtenção da referida habilitação facilitando assim a participação na Refeno, não só de seus associados mas também das demais pessoas habilitadas como Mestre. Segundo Maurício Napoleão, presidente da ABVC “O Cruzeiro Costa Leste é o maior feeder de participantes, chegando a enviar mais de 40 embarcações para a Refeno quando é realizado. Queremos que isso continue, porque a parceria com o Cabanga e a organização da Refeno é importante para a ABVC e têm dado frutos. Por isso achamos por bem criar esse curso”, explica.

Outra oportunidade ainda será fazer o curso e o exame durante a décima edição do Simpósio de Segurança do Navegador Amador, que deverá ser repetido em Salvador com data provável por volta de fim de agosto/início de setembro de 2012. Ainda segundo Napoleão, as datas do Costa Leste e do Simpósio foram ajustadas de maneira a permitir aos participantes do Costa Leste participarem das atividades do Simpósio.

O curso da ABVC será ministrado pelo Prof. Dr. Fábio Reis em março de 2012, mas as inscrições devem ser feitas até o final de janeiro de 2012, segundo o calendário da Marinha de São Paulo.

O curso poderá ser feito em módulos ou completo e a primeira turma deve ter um limite de 10 vagas.

Os interessados em realizar o curso de Capitão em São Paulo devem enviar um e-mail para direcao@uv.com.br solicitando detalhes de inscrição ou acessar a página da ABVC em www.abvc.com.br.