Scheidt e Prada estreiam com vitória na Copa do Mundo de Vela

Fonte: Revista Náutica

Robert Scheidt e Bruno Prada começaram a temporada 2012 da classe Star com vitória. A dupla brasileira líder do ranking mundial conquistou um primeiro e um oitavo lugares nas duas regatas do primeiro dia de disputa da Rolex Miami OCR, nesta segunda-feira em Miami, somando nove pontos perdidos. Com o resultado, Scheidt e Prada estão em terceiro lugar. Os suecos Fredrik Loof e Max Salminen lideram a competição, com sete pontos perdidos, seguidos pelos norte-americanos Mark Mendelblatt e Brian Fatih, também com sete.


Primeira etapa da Copa do Mundo de Vela 2012, a Miami OCR, regata para classes olímpicas, reúne vários dos principais velejadores do mundo, em fase de preparação para os Jogos de Londres, em julho. A classe Star tem 30 tripulações inscritas de 15 países.

"Hoje foi um dia fraco. Mas o mais importante é que estamos testando velas novas, um material diferente, e estou feliz com a velocidade do barco", destacou Bruno Prada. "Na Star, temos dez duplas que chegaram entre as quinze primeiras no Mundial de Perth, o que mostra que a disputa está com um nível forte. Agora é treinar para pegar ritmo de competição e chegar a Búzios bem preparados", complementou, referindo-se à Seletiva Olímpica brasileira, em fevereiro, onde a dupla buscará a vaga para Londres/2012.


Na Miami OCR, o Coral Reef Yacht Club é a base da classe Star. Estão previstas 11 regatas, entre provas classificatórias e a medal race. Para a série classificatória ser considerada válida, pelo menos três regatas precisam ser completadas. A partir de cinco regatas, os velejadores terão direito ao descarte do pior resultado. A medal race, com as dez embarcações mais bem classificadas, está programada para sábado (29/1).


Classificação da Star após duas regatas:


1º - Fredrik Loof e Max Salminen, Suécia, 7 pontos perdidos (2+5)

2º - Mark Mendelblatt e Brian Fatih, Estados Unidos, 7 pp (3+4)
3º - Robert Scheidt e Bruno Prada, Brasil, 9 pp (1+8)
4º - Jud Smith e Ed Morey, Estados Unidos, 10 pp (9+1)
5º - Eivind Melleby e Petter Morland Pedersen, Noruega, 10 pp (8+2)
24º - Admar Gonzaga e Alexandre Figueiredo, Brasil, 48 pp (24+24)