Holandesa é a pessoa mais jovem a dar a volta ao mundo a bordo de um veleiro
Fonte: Revista Náutica
A adolescente holandesa de 16 anos, Laura Dekker, se tornou a pessoa mais jovem a completar a volta ao mundo a vela e em solitário. Ela terminou sua viagem no dia 21 de janeiro, quando chegou à ilha St. Martin, no Caribe. Foram 27 mil milhas náuticas navegadas em 366 dias a bordo de seu veleiro Guppy de 37 pés. “Cheguei a me perguntar: ‘Que diabos estou fazendo aqui?’ Mas nunca pensei em desistir, porque esse era meu sonho e eu realizei,” disse Laura ao reencontrar a família.
Ao contrário de outros adolescentes que já deram a volta ao mundo Dekker ancorou em vários portos durante sua travessia para estudar e realizar reparos em seu barco. Durante a travessia ela praticou surfe e mergulho e descobriu uma nova paixão: tocar flauta.
Laura Dekker tem nacionalidade holandesa por causa dos pais, mas nasceu em Whangarei, na Nova Zelândia, no dia 20 de setembro de 1995 a bordo do barco dos pais. Sua primeira experiência de navegação em solitário foi aos seis anos e aos 10 já sonhava em circunavegar o globo.
Apesar da conquista o nome de Laura Dekker não estará estampado no livro dos recordes, o Guiness, nem na Federação Internacional de Vela. Nenhuma das instituições reconhece recordes conquistados por jovens com idade inferior a 18 anos por acharem que esses desafios colocam as vidas dos adolescentes em risco