Katana e Bruxo vencem o Circuito de SC e dão show na baía de Jurerê
Fonte: ICSC
Os veleiros catarinenses Katana (ORC) e Bruxo (RGS) foram os grandes campeões do XXIII Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina, realizado em Florianópolis, na sede oceânica do Iate Clube Santa Catarina - Veleiros da Ilha (ICSC), em Jurerê. A competição iniciou no dia 28 de janeiro e foi concluída na tarde desta quarta-feira (01/02), sob sol forte e vento nordeste soprando a uma velocidade média de 14 nós (30 km/h). Ao todo participaram 26 embarcações dos estados de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Santa Catarina.
O entrosamento entre os tripulantes foi o grande diferencial na conquista, alegaram os dois comandantes campeões na classificação geral, Fábio Filippon (Katana) e Luiz Carlos Schaefer (Bruxo). Para Filippon, os competidores tiveram sorte de pegar uma semana com ventos francos e uma raia muito bem montada pela comissão, o que levou a disputa até a última bóia. "Estou muito feliz com o resultado, pois iniciamos o ano com o pé direito", comemorou. Filippon ainda destacou que a vitória é da tripulação que veleja junta há muitos anos, por isso estava muito sincronizada, tornando-se um diferencial.
O Catuana Kim, de Florianópolis, do comandante Leonardo Back, foi o segundo colocado na categoria ORC e classificou como excelente a medalha de prata. "Não começamos bem, a tripulação não se conhecia muito, mas fomos melhorando e estamos felizes e satisfeitos com o resultado", festejou Back.
A medalha de bronze foi para o Rio de Janeiro, com a embarcação Ângela VI, do comandante Francisco Siemsen Bulhões. No Ângela está acontecendo uma mudança. O experiente e vitorioso velejador Peter Siemsen está deixando o comando para Bulhões, que é seu neto. "Viemos sem muita expectativa, mais com o intuito de testar o barco, pois ele é novo e está em sua primeira competição oficial. Gostamos muito do desempenho dele e estamos satisfeitos com o bronze", disse Bulhões.
"A equipe é bem amiga, dentro e fora dá água, e pegou junta. Fomos nos aprimorando durante a regata e ao final a equipe estava bem entrosada, facilitando o trabalho", destacou o comandante do Bruxo, Luiz Carlos Schaefer, que levou o ouro na categoria RGS. Lembrou que a primeira regata, a média, foi a mais difícil devido o pouco entrosamento.
"Viemos em busca do título, mas não foi desta vez", disse Rodrigo Castro, do Magia, que está levando para o Rio Grande do Sul a medalha de Prata. "As regatas foram bem interessantes e é a terceira vez que participamos aqui", falou Castro que também destacou a organização do evento. O Garrotilho, de Paulo César Linhares, esteve sempre brigando pela vitória. "Na regata de hoje largamos escapado e perdemos muito tempo, o que contribui para deixarmos escapar a medalha de ouro", concluiu Linhares.
Também houve premiação para as subcategorias das classes ORC (500, 600 e 700) e RGS (A, B). Na ORC foram premiados os campeões e na RGS os três primeiros colocados. Confira a classificação por categorias.
ORC 500 - Campeões: Catuana Kim e Ângela VI
ORC 600 - Campeão: Absoluto
ORC 700 - Campeão: Katana
RGS A - 1º Bruxo
2º Garrotilho
3º Argonauta
RGS B - 1º Magia
2º Vendaval V
3º Ursa Maior
Mas na Semana de Vela ainda tem muita competição pela frente. Nesta sexta-feira (03), na sede central do ICSC, acontece a regata da vela adaptada, para competidores com deficiência física. Ainda na sexta e no sábado (04) acontecem mais regatas na sede oceânica do ICSC, em Jurerê, na disputa dos monotipos: optimist, laser, dingue, snipe, byte, hobie cat, tornado e prancha a vela.
A Semana de Vela de Santa Catarina está sendo promovida e organizada pelo Iate Clube de Santa Catarina - Veleiros da Ilha, com o patrocínio do Governo do Estado de Santa Catarina, através da Secretaria de Estado do Turismo, Cultura e Esporte, Fundesporte, Flotilha Catarinense de Veleiros de Oceano, Capitania dos Portos de Santa Catarina, Eletrosul e Tractebel.
Confira a classificação completa do XXIII Circuito Oceânico Ilha de Santa Catarina: