Telefónica conquista a China e dispara na liderança da Volvo Ocean Race
Barco espanhol completa viagem de Abu Dhabi a Sanya em 12 dias, 19h e 58 min
Por ZDL Comunicação
Itajaí (SC) - Os espanhóis do Telefónica confirmaram o favoritismo e mantiveram os 100% nas três pernas disputadas da Volvo Ocean Race 2011/2012. Neste sábado (4), a tripulação, que conta com o brasileiro Joca Signorini a bordo, completou o percurso de Abu Dhabi (Emirados Árabes Unidos) até Sanya (China) - 4.600 milhas náuticas - em 12 dias, 19h e 58 min. Em segundo chegou o Groupama, seguido por Camper, Puma e Abu Dhabi. O Sanya só deve chegar 'em casa' no domingo (5).
O resultado, além de ampliar a liderança do barco azul no campeonato, é histórico. Desde a edição 1989/1990, ainda chamada de Whitbread, um barco vence as três primeiras etapas. O Telefónica soma agora 95 pontos, 15 de vantagem para o segundo colocado, o Camper, de bandeira espanhola e neozelandesa.
"A chave desta vitória foi manter a ponta e não deixar os adversários nos ultrapassarem nas milhas finais. O barco esteve 100%", explica Iker Martínez. Já o brasileiro Joca Signorini comemorou mais um triunfo em grande estilo. "É excelente ter vencido as três primeiras etapas. A disputa foi muito apertada, o que valoriza nossa conquista. O Estreito de Mallaca foi o trecho mais complicado com muitos barcos de pesca para nos atrapalhar. Foi perigoso em algumas ocasiões, mas estamos felizes", relata o brasileiro.
Joca Signorini lembra que nos últimos dias quase ninguém dormiu devido às condições do mar asiático. "Todos sofreram, mas estamos com 3 a 0 no placar. Agora é descansar, já que tem muita perna pela frente".
A próxima Regata do Porto será no dia 18 deste mês. No dia seguinte, os barcos partem para Auckland (Nova Zelândia), última parada antes de Itajaí, marcada para abril.
Classificação da terceira perna:
1º- Team Telefónica (Iker Martínez), 12 dias 19 h 58 min 21 s (24 pontos)
2º - Groupama Sailing Team (Franck Cammas), 12 dias 21 h 45 min 24 s (20 pontos)
3º - Camper with Emirates Team New Zealand (Chris Nicholson), 12 dias 23 h 28 min 23 s (16 pontos)
4º - Puma Ocean Racing (Ken Read), 13 dias 0 h 29 min 12 s (12 pontos)
5º - Abu Dhabi Ocean Racing (Ian Walker), deve chegar nas próximas horas
6º - Team Sanya (Mike Sanderson), +330,5 milhas
Clique aqui e acompanhe a real posição dos seis barcos na Volta ao Mundo
A regata - A parada brasileira, em Itajaí, está prevista para abril de 2012. O trecho entre Auckland (Nova Zelândia) e a cidade catarinense é um dos pontos mais sensíveis e estratégicos da VOR. As equipes percorrerão 12.417 quilômetros (6705 milhas náuticas) - o maior trecho da competição - para chegar à costa catarinense.
A vila da regata de Itajaí será aberta no dia 4 de abril de 2012, quando devem chegar os primeiros barcos. Depois de duas semanas de manutenção, as equipes disputam a Regata Pro-Am, no dia 20, a Regata In-Port, no dia seguinte, e largam para os Estados Unidos no dia 22, em direção a Miami.
Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com