Favoritos saem à frente na disputa pelas vagas olímpicas na Semana Brasileira de Vela

Fonte: Murillo Novaes

A Semana Brasileira de Vela começou nesta segunda-feira (6) com um dia clássico de sol e vento em Armação de Búzios. A competição, que vale como segunda etapa do processo seletivo para formação da equipe olímpica de 2012, teve duas regatas disputas com ventos fortes de leste/nordeste, de 18 a 20 nós, a condição que tornou a raia buziana uma das preferidas pelos velejadores do mundo inteiro. Nas nove classes que disputam as vagas para Londres 2012 no litoral fluminense todos os favoritos saíram à frente, vencendo as duas regatas do dia. Foi o caso de Robert Scheidt e Bruno Prada na Star; Bruno Fontes, na Laser Standard; Adriana Kostiw, na Laser Radial; Ricardo Winicki ‘Bimba’ e Patrícia Freitas na RS:X masculina e feminina, e Jorge Zarif, na Finn.


“Para nós é importante manter o foco e seguir velejando. Confesso que nosso maior receio aqui é a quebra de algum material. O Star é um barco frágil e precisamos estar atentos. Eu gosto muito de velejar aqui em Búzios e hoje as condições estavam ótimas. Com ventos pouco rondados, de médio para fortes e ondas, o que privilegiam a técnica de velejar e a habilidade de tirar velocidade do barco”, conta Robert Scheidt, bicampeão mundial de Star ao lado de Bruno Prada. Os dois venceram as duas regatas do dia.

O laserista Bruno Fontes, que vem de um vice-campeonato na etapa de Miami da Copa do Mundo, ficou feliz com seu desempenho nesta segunda-feira. “O Eduardo Couto e o João Hackerott estão evoluindo e mostraram isso hoje, mas estou muito confiante e me sentindo muito bem no barco. Não parei de treinar desde o ano passado e tenho sentido que o preparo físico faz a diferença. Agora é seguir trabalhando com confiança que tenho certeza que a vaga virá e quem sabe também uma medalha em Londres”, declara o catarinense.

Disputa acirrada no 470 Feminino - Apenas no 470 feminino não é possível apontar qualquer tipo de favoritismo. A disputa envolve a dupla de medalhistas olímpicas em Pequim 2008, Fernanda Oliveira e Isabel Swan. As duas se separaram e hoje velejam com novas parceiras. Nesta segunda-feira, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan venceram as duas provas disputadas.

Foi um verdadeiro match race contra Martine Grael e Isabel Swan. A rivalidade está tão acirrada que, após pedido das duas duplas, foram colocados juízes na água como nas competições oficiais barco contra barco. A vantagem na seletiva é da dupla Martine e Isabel, que saiu com o ponto em disputa após classificar o Brasil e obter o 8º lugar.

Ainda sem vaga - Entre os velejadores das classes que ainda não classificaram o Brasil para os jogos olímpicos, os favoritos também venceram: André Fonseca e Marco Grael, na 49er (na categoria foram corridas três provas), e Fábio Pillar e Gustavo Thiesen, na 470 masculina.

“Começamos com o pé direito. Na primeira regata velejamos bem e abrimos muito dos outros. Na segunda, não largamos tão bem, mas conseguimos vencer. Essa seletiva, para nós, vale apoio da Confederação para disputar o Mundial de Barcelona. Lá, vamos disputar a vaga para o Brasil e, se conseguirmos, estaremos nos Jogos. Estamos muito focados. Depois da Austrália, voltamos e descansamos só os dias de natal e desde então estamos treinando todos os dias para conquistar nosso objetivo, que é ir para Weymouth”, explica o proeiro Gustavo Thiesen.

A Semana Brasileira de Vela segue até o próximo domingo (12), com 11 provas previstas em cada classe (menos na 49er, com 16). Na terça-feira (7), a largada da primeira regata do dia está prevista para 11h para todas as classes, menos a Star, que sai às 12h.

470 Feminino
1. Fernanda Oliveira/Ana Luiza Barbachan – 2 pontos perdidos (1 + 1)
2. Martine Grael/Isabel Swan – 4 (2 + 2)

470 Masculino*
1. Fabio Pillar/Gustavo Thiesen – 2 pontos perdidos (1 + 1)
2. Carlos Henrique Wanderley/Bernardo Arndt – 5 (3 + 2)
3. Henrique Haddad/Nicolas Castro – 5 (2 + 3)
4. Nicolas Brancher/Marco Brancher – 8 (4 + 4)
5. Alexandre Muto/Gabriel Borges – 10 (5 + 5)

Finn
1. Jorge Zarif – 2 pontos perdidos (1 + 1)

2. Pedro H. Trouche de Souza – 4 (2 + 2)
3. Arthur Lopes – 6 (3 + 3)
4. Tiago Moraes – 9 (5 + 4)
5. Ricardo Valerio – 11 (4 + 7)

Laser Radial
1. Adriana Kostiw – 2 pontos perdidos (1 + 1)

2. Fernanda Decnop – 4 (2 + 2)
3. Odile Ginaid – 6 (3 + 3)
4. Maria Cristina K. Boabaid – 9 (5 + 4)
5. Monica G. Matschinske – 9 (4 + 5)

Laser Standart
1. Bruno Fontes – 2 pontos perdidos (1 + 1)

2. João Hackerott – 5 (3 + 2)
3. Eduardo Couto – 5 (2 + 3)
4. Matheus Carvalho – 9 (5 + 4)
5. Alex Ramos Veeren – 9 (4 + 5)

RS:X Masculino
1. Ricardo Bimba Santos – 2 pontos perdidos (1 + 1)

2. Ivan Pastor (ESP) – 4 (2 + 2)
3. Nimrod Mashiah (ISR) – 6 (3 + 3)
4. Yago Honorário Carvalho – 8 (4 + 4)
5. David Mier y Feran Cuevas (MEX) – 11 (6 + 5)

RS:X Feminino
1. Patricia Freitas – 2 pontos perdidos (1 + 1)

2. Patricia Castro – 4 (2 + 2)
3. Carmen Rosas – 6 (3 + 3)
4. Bruna Martinelli C. de Mello – 8 (4 + 4)
5. Paula Newlands – 10 (5 + 5)

Star
1. Robert Scheidt/Bruno Prada – 2 (1 + 1)

2. Alessandro Pascolato/Henry Boening – 4 (2 + 2)
3. Gastão Brun/Gustavo Kunze – 6 (3 + 3)
4. Reinaldo Conrad/Ubiratan Matos – 9 (5 + 4)
5. Luiz André A. Reis/Renatão Moura – 9 (4 + 5)

49er*
1. André Fonseca/Marco Grael – 6 (1 + 3 + 2)

2. Pablo Herman/Luis Felipe Herman – 6 (2 + 1 + 3)
3. Bernardo Freitas/Fransisco Andrade – 7 (4 + DNC + 2)

* Classes que não tem a vaga olímpica
Em negrito, velejadores tem um ponto na seletiva