Britânicos falham pela terceira vez na tentativa de cruzar o oceano pelados num pedalinho

Por Blog Sobre as àguas/Antonio Alonso


A dupla britânica falhou em sua terceira tentativa. Mas já programa uma quarta

Os britânicos Kieran Sweeney, de 26 anos, e Callum MacDonald, de 25, foram resgatados depois de falhar na terceira vez em sua tentativa de cruzar o Atlântico pelados em um pedalinho. A travessia de 5000 km deveria durar 32 dias, mas depois de seis dias, a dupla desistiu, pediu socorro e foi resgatada por helicóptero.

Os dois ficavam o tempo inteiro sem roupa dentro da cabine para fugir do calor e evitar a irritação provocada pelo atrito da roupa molhada e salgada com a pele. Apesar da ideia maluca, o objetivo de Sweeney e McDonald era nobre: arrecadar 50 mil libras para o centro cardíaco do Newcastle Freeman Hospital.

A primeira tentativa havia sido abortada depois que foi descoberto um defeito no barco. A segunda, por intoxicação alimentar. Desta vez, foi o mau tempo. Segundo os britânicos, o barco virou várias vezes e, apesar de ser construído para desvirar sozinho (o que acontecia), os pilotos de pedalinho britânicos não foram construídos para capotar tantas vezes. Depois que descobriram que o mau tempo ia durar mais seis dias, resolveram pedir socorro.

Apesar de esta ser a terceira tentativa frustrada, a dupla já afirmou que está planejando uma quarta saída. Talvez fosse hora de parar. Afinal, é bem possível que o dinheiro gasto no barco e nos resgates já esteja se aproximando das 50 mil libras que eles pretendiam arrecadar para o hospital.

A BBC publicou um vídeo com a história da dupla e um infográfico mostrando também as dificuldades que eles tiveram com a disenteria que acabou com a segunda tentativa. Clique aqui para ver o vídeo no site da BBC (em inglês).