Aprenda como restaurar você mesmo o gelcoat do seu barco
Por Otto Aquino
Da revista Náutica 275
1 – Avalie a ranhura - Antes de qualquer ação, cheque a profundidade da avaria. Se for superficial ou profunda, mas não houver rebarbas ou pontas altas para fora, pule já para a próxima etapa. Caso contrário, elimine-as com uma lixa de ferro número 60 ou 80. Detalhe: neste processo, ainda não é preciso nivelar a região — apenas retire as arestas salientes.
2 – Limpe bem o casco - Para tirar a poeira da parte lixada e de outras sujeiras na superfície do casco, use um pedaço de estopa umedecido com tinner ou álcool. Limpe muito bem. A menor sujeirinha pode comprometer todo o resto do trabalho.
3 – Prepare a mistura - Adicione um pouco de catalisador ao gelcoat e mexa bem. Aviso: o gelcoat, geralmente branco, é a camada externa do casco e costuma ficar amarelado com o tempo de uso. Por isso, não se pode esperar um acabamento imperceptível nestes casos. Dependendo da idade do barco, o reparo ficará bem mais branco e visível.
4 – Aplique o gelcoat - Com uma espátula ou qualquer lâmina, espalhe o gelcoat por toda a avaria, mas evite excessos. Qualquer exagero só aumentará o trabalho na próxima etapa. Depois de aplicar, espere de duas a quatro horas ou até secar completamente.
5 – Lixe a aplicação - Com o gelcoat já seco, inicie o chamado “acabamento fino”, que é o processo de lixamento, para deixar o conserto sem nenhuma irregularidade — ou seja, tão lisinho quanto o resto do casco. Para isso, use uma lixa d’água. Comece com uma mais grossa, número 360, e vá diminuindo até chegar a de número 600. Caso algum defeito persista depois de lixado, repita a etapa 4.
6 – Encere o gelcoat - Aplique cera (pode ser a automotiva) sobre a área consertada e retire-a com estopa. A cera ajuda a proteger a pintura, além de deixá-la brilhando. Com ela, também reduz-se o surgimento de manchas no casco. Mas tome cuidado, porque as ceras atacam borrachas e peças plásticas, provocando o seu ressecamento. Depois, é só colocar o barco na água e voltar a brilhar.
E se furar? Se o seu barco sofreu uma batida mais forte, a ponto de perfurar todas as camadas da laminação, o reparo deve ser feito com bem mais cautela e precisão. Ou seja, com a mão de obra de um técnico em laminação – melhor não arriscar você mesmo fazer o serviço! O processo, neste caso, é feito por dentro do casco, que será lixado e receberá uma nova camada de manta, tecidos e resinas, para dar a espessura correta e se obter novamente uma superfície resistente. Só depois disso é que se iniciará o processo de restauração do gelcoat, que – este sim – você pode fazer, seguindo o passo a passo acima.