Niterói será sede do Campeonato Sudeste Brasileiro de Laser
Fonte: Murillo Novaes
Dando início ao projeto de se tornar sede para preparação das delegações de vela que irão participar dos Jogos Olímpicos em 2016, o Clube Naval Charitas abre suas portas para o 32º Campeonato Sudeste Brasileiro de Laser, que será realizado entre os dias 05, 06, 07 e 08 de abril. Tudo leva a crer que em 2016 todos os campeonatos mundiais das classes olímpicas sejam realizados na cidade do Rio de Janeiro. Isso faz com que o Clube Naval Charitas lance sua candidatura como sede da preparação de muitos atletas. Com infra estrutura invejável o CNC é referência náutica em todo o Brasil, já tendo sido palco de diversas competições internacionais, em variadas classes. O Campeonato Sudeste Brasileiro de Laser é o início de um projeto para a realização de um campeonato brasileiro da classe. A edição 2011 da competição foi realizada na cidade de Búzios e contou com a participação de aproximadamente 50 barcos.
Grandes nomes da classe Laser estão sendo aguardados para a competição. Presença confirmada da talentosa Mônica Matschinske, jovem velejadora niteroiense que faturou no fim do ano passado o ouro na classe Radial nos II Jogos Sul-Americanos de Praia, disputado em Manta, no Equador. Mônica destaca como ponto positivo o fato de conhecer muito bem a raia em que será realizada a competição.
Outro destaque da classe laser que também tem participação confirmada no evento é o velejador Luiz André, campeão estadual de laser na categoria Master e 3º na colocação geral da competição.
Estão previstas nove regatas no total, sendo necessária a realização de quatro para validar o campeonato. O Clube Naval Charitas conta com o importante apoio da Marinha do Brasil, como Escola Naval e CIAGA. Alguns atletas da Marinha irão participar da competição.