Camper vence última regata da Volvo Ocean Race antes de largada para o Brasil

Fonte:ZDL

O Camper fez a alegria dos torcedores da Nova Zelândia e venceu a última prova antes da largada para Itajaí da Volvo Ocean Race. Neste sábado (18), o veleiro de bandeira espanhola e neozelandesa completou a Regata do Porto de Auckland, na chamada ‘Cidade das Velas’, em primeiro lugar. Agora, a flotilha da Volta ao Mundo enfrenta a fase mais difícil da competição. Serão 12.417 quilômetros (6705 milhas náuticas) pelos mares do Sul até chegar ao litoral de Santa Catarina em aproximadamente 20 dias. A largada será às 22h deste sábado (horário de Brasília) e será transmitida ao vivo pelo site www.volvooceanrace.com.

camper


A vitória do Camper na Regata do Porto rendeu seis pontos ao time vermelho, mas não foi suficiente para alterar a posição na tabela. O barco de Chris Nicholson permanace em terceiro lugar com 104 pontos. A liderança é do Telefónica com 122 pontos, seguido pelo Groupama com 107.

"O apoio da torcida local em Auckland foi importante nesse período. Estamos em um momento chave da competição. Por isso, nossa equipe de terra trabalhou bastante durante a semana e agora partimos para o Brasil", relata o comandante Chris Nicholson, feliz pelo desempenho na Regata do Porto. "Deu tudo certo. Se pudéssemos escrever o roteiro do dia, iria ser igualzinho. Espero que, a partir de agora, a equipe consiga subir na tabela".


O Telefónica, do brasileiro Joca Signori, não foi bem nesta Regata do Porto. O sexto e último lugar rendeu apenas um ponto para o barco azul comandado por Íker Martinez. "Será uma etapa complicada até a chegada ao Cabo Horn e depois, a instabilidade de ventos dará a tônica à regata. É um momento de atenção total com a integridade do barco e, principalmente, dos tripulantes. O frio predominará nesta perna", explica o líder do Telefónica.

Classificação da Volvo Ocean Race:
1º - Telefónica - 122 pontos
2º - Groupama - 107 pontos
3º - Camper - 104 pontos
4º - Puma - 83 pontos
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Sanya - 25 pontos

Sustentabilidade em pauta - O Comitê Organizador da Parada de Itajaí da Volvo Ocean Race se reuniu com a imprensa neste sábado, em Auckland, para apresentar o plano de sustentabilidade desenvolvido pelos poderes público e municipal para Santa Catarina, levando em conta a passagem do maior evento de vela do mundo pelo Estado. A visibilidade internacional da etapa será uma oportunidade para o Governo de Santa Catarina, por meio da Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável (SDS), conscientizar os visitantes quanto a preservação ambiental.

"Somos líderes nacionais em sustentabilidade e mostraremos isso durante a Volvo Ocean Race", destaca o secretário da pasta, Paulo Bornhausen. No evento, as ações de conscientização estarão voltadas para a bacia hidrográfica do Rio Itajaí, um sistema vital para o equilíbrio ecológico de toda a região do Vale do Itajaí.

O projeto terá seis meses de duração e atingirá 1.162.209 milhão de habitantes em 30 municípios. "O objetivo é deixar um legado para a população. A primeira ação será uma grande limpeza nas margens do rio Itajaí, para conscientizar a população da importância de nao poluir e jogar lixo no rio e depois realizaremos ações nas praias da região", reforça Paulo Bornhousen.

O prefeito de Itajaí, Jandir Bellini, aposta no legado que será deixado pela Volvo Ocean Race na área de sustentabilidade. "Precisamos nos preocupar com a sustentabilidade, o mundo todo está voltado para isso. A conscientização da população será o primeiro passo para mudarmos essa história. Nosso objetivo é primeiro sensibilizar as pessoas, mostrando o que podemos fazer para viver num mundo melhor. Nós da prefeitura estamos trabalhando em parceria com o Governo do Estado de Santa Catarina para desenvolvermos esse projeto tão importante para a região", relata.

A Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável realizará uma série de ações em parceira com organizações e empresas locais antes e durante a Volvo Ocean Race, além de dispor de um estande na área do evento. A ação "Juntos pelo Rio" unirá estudantes, empresários, universidade e poder público para a limpeza das margens do Rio Itajaí, no sábado (24). A pasta apoiará também o programa da Volvo Ocean Race "Mantenha os Oceanos Limpos", pelo qual serão realizados mutirões de limpeza nas praias de Itajaí.

Na Vila da Regata, terá um estande educativo onde serão apresentados alguns projetos de sustentabilidade do Governo do Estado e de instituições engajadas na preservação da bacia do Rio Itajaí. Conceitos de sustentabilidade deram origem a um jogo interativo que estará à disposição dos visitantes. Quem passar pelo estande poderá conferir também uma maquete da bacia hidrográfica, com informações históricas, culturais e geográficas da região banhada pelo Rio Itajaí e seus afluentes.

Credenciamento de imprensa
- Os jornalistas interessados na cobertura da Volvo Ocean Race, em Itajaí, devem solicitar seu credenciamento diretamente no site oficial do evento por meio do link : https://www.volvooceanrace-accreditation.com/

Mais informações: www.volvooceanraceitajai.com