VOR: Flotilha atinge metade do caminho

Fonte: ZDL

Os barcos que disputam a Volvo Ocean Race já chegaram na metade do caminho entre Auckland (Nova Zelândia) e Itajaí segundo a última parcial desta segunda-feira. O Groupama, que lidera a flotilha, precisa de mais 3.400 milhas para chegar ao litoral catarinense. A expectativa é que o primeiro cruze a linha na primeira semana de abril, após mais de 20 dias. A aventura pelos mares do sul é uma das mais perigosas até o momento e o grupo ainda nem chegou ao Cabo Horn, conhecido por ter condições de difícil navegação. O barco francês está 40 milhas na frente do Puma e mais de 200 milhas do Telefónica. Camper e Abu Dhabi estão mais atrás e o Sanya desistiu voltando para a Oceania.



Nesta segunda-feira (26), as condições de navegação no Oceano Austral são mais tranquilas em comparação com o início da perna. O tripulante de mídia do Groupama, Yann Riou, comemorou a redução da força dos ventos. "Podemos admirar os cenários depois de enfrentar dias de mar difíceis. As condições mais calmas nos dão a oportunidade de apreciar a beleza do Austral".



No entanto, as ondas chamadas de monstro ainda assustam os velejadores. O Telefónica, por exemplo, sofreu com a força das águas a bordo. O tripulante de mídia espanhol Diego Fructuoso diz que os ventos mais fracos e ondas menores diminuíram um pouca a preocupação. "No momento estamos navegando a quase 20 nós sem qualquer problema, mas a tendência é que a situação volte a piorar no dia seguinte".

O Camper deve fazer um pit stop no Chile para resolver algumas avarias no barco. Enquanto isso, o Abu Dhabi, que voltaram no início da perna, tentam recuperar o tempo perdido.


Classificação da Volvo Ocean Race - após quatro pernas:
1º - Telefónica - 122 pontos
2º - Groupama - 107 pontos
3º - Camper - 104 pontos
4º - Puma - 83 pontos
5º - Abu Dhabi - 55 pontos
6º - Sanya - 25 pontos