Cidade da vela na China se prepara para o Extreme Sailing Series
Fonte: Excom Comunicação
A segunda etapa do Extreme Sailing Series 2012 está se aproximando rapidamente e, em menos de uma semana, a ilustre cidade de Qingdao hospedará as nove equipes competidoras do evento. As regatas vão acontecer entre os dias 17 e 20 de abril quando o evento retorna para o local das olimpíadas de 2008 pelo segundo ano consecutivo; um modelo de estádio perfeito para o estilo da competição.
As equipes de Omã Oman Air e The Wave, Muscat têm uma vantagem no começo da etapa chinesa, pois marcaram mais pontos na etapa de abertura da competição. Morgon Larson e a tripulação da Oman Air conseguiram vitória sobre o Groupe Edmond de Rothschild no final da corrida, mas o capitão Pierre Pennec está confiante para essa etapa. “No ano passado, entramos na competição em Qingdao muito conservadores. Este ano será diferente. Para estar à frente dos demais, será preciso correr alguns riscos. O nível das regatas estará melhor do que em Muscat”, disse Pennec.
Qingdao está presente na memória dos velejadores, pois muitos representavam seus países nas olimpíadas de 2008. Entre eles está o Red Bull Sailing Team, capitaneado pelo bicampeão olímpico, Roman Hagara, que tem memórias da navegação em Qingdao. “Estou muito ansioso para correr aqui. É como a minha segunda casa. Ficamos um mês na China antes de começarem os jogos olímpicos para treinamento”, disse Hagara.
Red Bull Sailing Team foi um dos quatro times que capotaram em Qingdao em 2011, durante um dia que se tornou histórico para a competição. Ian Williams e a GAC Pindar estavam entre as vítimas das terríveis condições daquele dia e Williams lembrou: “Qingdao nos proporcionou de tudo no último ano e consequentemente foi um aprendizado para o time todo. Esse ano estamos bem mais preparados para o que vier”. A GAC Pindar teve uma corrida sólida na primeira etapa, terminando na quinta posição, o que fez a equipe ganhar confiança.
O publico é esperado em massa para os dias 18 a 20 de abril, apoiando os velejadores chineses Kit Cheng e Xiagun Song a bordo do barco local da China. Presente na classe Yngling, Xiaqun é uma das duas mulheres na competição – a outra é a britânica Rachel Williamson, da The Wave, Muscat.
Alguns novos rostos estarão na linha de largada em Qingdao em quatro dos times anunciados.Pierre-Yves Jorand, da Suiça, assumirá o lugar de Ernesto Bartarelli na Alingui, o que permitirá que Charles Favre assuma o comando da tripulação da TILT. Marinheiro dinamarquês campeão do World Match Racing Tour em 2010, Christian Kamp vai assumir o lugar de Simon Hiscocks na entrada dinamarquês. Ambos fazendo sua estreia no Extreme Sailing Series em Qingdao, Patrick Aucour, que se juntará a Loïck Peyron na Zoulou no lugar de Antoine Joubert, e Romain Petit, que irá substituir Chatenet Adeline na equipe francesa Groupe Edmond de Rothschild.
Os fãs do evento poderão acompanhar a cobertura online da competição, com cobertura do comentarista britãnico Richard Simmonds. A cobertura começara na quarta-feira, dia 18 de abril no site oficial do Extreme Sailing Series.
Extreme Sailing Series 2012 Classificação geral
Posição / Equipe / Pontos
1- Oman Air (OMA) 10 pontos
2- The Wave, Muscat (OMA) 9 pontos
3- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) 8 pontos
4- Red Bull Sailing Team (AUT) 7 pontos
5- GAC Pindar (GBR) 6 pontos
6- ZouLou (FRA) 5 pontos
7- Alinghi (SUI), 4 pontos
8- Team Trifork (DEN) 3 pontos