Quarta-feira de emoções na metade da segunda etapa do Extreme Sailing Series
Fonte: Excom
A frota do Extreme Sailing Series chegou ao estádio hoje e a intensidade das batalhas foi alta, com o contato entre barcos, penalidades e o incrível número de 11 largadas queimadas em oito corridas. Para a satisfação do australiano Roman Hagara, a Red Bull Sailing Team se manteve na liderança, mas o restante da frota teve a classificação alterada no final do dia. Hagara não é um homem de demonstrar emoções, mas era visível sua gratidão ao terminar a prova. O largo sorriso veio quando o comentarista chinês perguntou “por que ele era tão incrível?”. Hagara é um pouco herói da cidade que se orgulha do espírito olímpico, já que ele é bicampeão da modalidade e chama bastante a atenção por isso.
A corrida começou com ventos de 12 nós no estádio Fushan Bay, as regatas chegaram a pegar ventos de 17 nós canalizados, o que gerou momentos de tensão. 6 das 9 equipes tiveram problemas na linha de pertida, sendo punidos por largarem antes e fora da linha, colocando-as em desvantagem, disputando então os últimos lugares. The Wave, Muscat quimou a largada por três vezes. O time teve que lutar para manter a segunda colocação e se surpreendeu com o acontecido. “Não tenho ideias de como estamos nessa posição. Acho que tivemos sorte por conta dos poucos ganhos em poucas corridas. Estar na segunda posição é uma surpresa”, disse McMillan.
Red Bull Sailing Team se manteve no topo da classificação mesmo com os esforços do resto da frota – em particular de Oman Air e Groupe Edmond de Rothschild que fizeram pontos importantes. “O resultado foi bom, mas cometemos muitos erros. Temos que elevar nosso nível caso queiramos resultados ainda melhores. O time de Hagara está um passo a frente e já se mostrou um dos melhores nessa temporada. Não vamos alcançar nada se continuarmos competindo assim”, disse Hervé Cunningham, da equipe francesa.
Recordista mundial, o velejador Loick Peyron e seu time ZouLou tiveram seu melhor dia desde a estreia na competição em Muscat, chegando a vencer uma das corridas e em outras três esteando entre os primeiros colocados. Os esforços foram o suficiente para conquistar o sexto lugar na classificação final.
A equipe local China Team continuou a animar a multidão com o velejador olímpico Yngling Summer Song. Após terem que abandonar a sexta corrida para reparar danos do barco, a equipe voltou para a sétima corrida, mostrou esforços e conquistou o primeiro pódio. Capitão da equipe, Phil Robertson ficou agradecido com o desempenho da equipe. “Conseguimos nosso primeiro pódio. As condições eram perfeitas. É muito difícil e às vezes frustrante, mas estamos gostando muito das corridas curtas e rápidas."
O time dinamarquês novato SAP Extreme Sailing Team começou a se encontrar na competição, vencendo a primeira corrida da equipe. Ramus Koster, um dos capitães, afirmou: “Na quarta corrida, tivemos uma largada muito boa frente aos outros. Mantivemos o primeiro lugar e depois ainda abrimos um pouco a distância”. O feito fez os dinamarqueses subirem um posição na classificação.
Extreme Sailing Series 2012 Segunda Etapa, Qingdao, China Classificação após Dia 2, 14 corridas (18.4.12)
Posição / Equipe / Pontos
1- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matthew Adams / Graeme Spence, Pierre Le Clainche 90 pontos
2- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan / Ed Smyth / Pete Greenhalgh / Hashim Al Rashdi / Rachel Williamson 83 pontos
3- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree / Nasser Al Mashari / Max Bulger 79 pontos
4- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Romain Petit 78 pontos
5- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley / Adam Piggot / Andrew Walsh 75 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron / Philippe Mourniac / Jean-Sébastien Ponce / Bruno Jeanjean / Patrick Aucour 72 pontos
7- Alinghi (SUI), Pierre-Yves Jorand / Tanguy Cariou / Nils Frei / Yves Detrey / Charles Favre 68 pontos
8t- SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen / Rasmus Kostner / Pete Cumming / Christian Kamp / Jonas Hviid 50 pontos
9- China Team (CHN) Phil Robertson / Garth Ellingham / Kit Cheng / Nick Catley / Xiaqun Song 34 pontos