The Wave, Muscat garante vitória no Extreme Sailing Series
Por Excom William Saab
Um competente Leigh McMillan e a tribulação a bordo do The Wave, Muscat venceram a segunda etapa do Extreme Sailing Series com força de sobra para garantir a liderança na classificação geral do campeonato. Porém, após 29 corridas vista por mais de 55 mil espectadores, foi a corrida final, com o dobro de pontos, que determinou quem seria o vencedor entre os times de Omã. Após um desastroso início de corrida, a esperança de Haraga, do Red Bull Sailing Team, de conseguir o primeiro lugar foi embora, mas os bons resultados nas últimas três corridas mantiveram a equipe no segundo lugar, primeiro pódio deles desde Muscat 2011. Após começaram o dia na quinta posição, o Groupe Edmond de Rothschild voltou a reinar e bateu os oponentes para garantir um lugar no pódio ao final da competição.
Havia algumas expressões de ansiedade quando a previsão do tempo informou as mesmas condições de ventos no fatídico dia de 2011 quando o evento teve quatro capotamentos. Os ventos cresceram gradativamente, mas eles chegaram à Fushan Bay apenas ao final da última corrida, diminuindo a visibilidade devido ao avanço das nuvens de chuva.
The Wave, Muscat veio decidido desde a primeira largada, vencendo a corrida de abertura. Chegaram para a corrida final de dobro de pontos surpresos com a liderança irretocável, como disse McMillan: “Ficamos emocionados de vencer em Qigdao e por termos conseguido um segundo e um primeiro lugar nas duas etapas deste ano. Não esperávamos vencer aqui, pois a Red Bull Sailing Team tive um desempenho muito bom ao longo da semana e sempre tivemos lutando próximos e aumentando o nível da competição.
Todas as atenções na última corrida estavam voltadas para os quatro times que estavam em condições de garantir o segundo lugar, com apenas seis pontos separando-os. Foi a dinamarquesa SAP Extreme Sailing Team que se saiu vencedora – repetindo a performance da primeira etapa em Muscat, enquanto a tripulação da Red Bull se manteve firme para terminar em segundo. Foi um dia difícil para os austríacos, que chegaram a desacreditar que pudessem garantir o pódio. A equipe, que se manteve no lugar mais alto do pódio para os dois primeiros dias em Qingdao, foi superado pela The Wave, Muscat ontem e hoje eles pareciam manter o declínio até as três últimas corridas, quando finalmente viu Hagara voltar no jogo. “A equipe toda está muito feliz. O último dia foi muito difícil para nós e tomamos algumas decisões muito ruins em relação à pista de corridas. Terminar em 2 º lugar no pódio é ótimo para nós porque trabalhamos muito. "
Não foram todos, porém, que celebraram. Ian Williams, da Grã-Bretanha, a bordo de GAC Pindar, não conseguiu o pódio por pouco. "Foi uma vergonha. A última corrida não foi como esperado e como um dos nossos tripulantes adoeceram tivemos que mudar a equipe na metade do tempo, por isso perdemos o ritmo, mas no geral estamos felizes com a semana, apenas um pouco frustrados com o final”.
A cidade de Vela na China, Qingdao, demonstrou mais uma vez porque se tornou um local de competição de sucesso de vela desde as Olimpíadas. O evento, co-organizado pela Associação Náutica de Qindgao, foi um sucesso e contou con uma cerimônia de abertura e encerramento espetacular que nem o frio nem a chuva prejudicaram.
Próxima parada do Extreme Sailing Series será em Istambul entre 7 e 10 de Junho.
Extreme Sailing Series 2012 Etapa 2, Qingdao, Classificação final após 4 dias, 29 races (20.4.12)
Posição / Equipe / Pontos
1- The Wave, Muscat (OMA) Leigh McMillan / Ed Smyth / Pete Greenhalgh / Hashim Al Rashdi / Rachel Williamson 189 pontos
2- Red Bull Sailing Team (AUT) Roman Hagara / Hans Peter Steinacher / Matthew Adams / Graeme Spence, Pierre Le Clainche 174 pontos
3- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) Pierre Pennec / Jean-Christophe Mourniac / Hervé Cunningham / Bernard Labro / Romain Petit 171 pontos
4- GAC Pindar (GBR) Ian Williams / Mark Ivey / Mark Bulkeley / Adam Piggot / Andrew Walsh 164 pontos
5- Oman Air (OMA) Morgan Larson / Will Howden / Charlie Ogletree / Nasser Al Mashari / Max Bulger 162 pontos
6- ZouLou (FRA) Loick Peyron / Philippe Mourniac / Jean-Sébastien Ponce / Bruno Jeanjean / Patrick Aucour 158 pontos
7- SAP Extreme Sailing Team (DEN) Jes Gram-Hansen / Rasmus Kostner / Pete Cumming / Christian Kamp / Jonas Hviid 130 pontos
8- Alinghi (SUI), Pierre-Yves Jorand / Tanguy Cariou / Nils Frei / Yves Detrey / Charles Favre 129 pontos
9- China Team (CHN) Phil Robertson / Garth Ellingham / Kit Cheng / Nick Catley / Xiaqun Song 74 pontos
Extreme Sailing Series 2012, Classificação após 2 etapas
1- The Wave, Muscat (OMA) 19 pontos
2- Groupe Edmond de Rothschild (FRA) 16 pontos
3- Red Bull Sailing Team (AUT) 16 pontos
4- Oman Air (OMA) 16 pontos
5- GAC Pindar (GBR) 13 pontos
6- ZouLou (FRA) 10 pontos
7- SAP Extreme Sailing Team (DEN) 7 pontos
8- Alinghi (SUI), 7 pontos