Convênio entre SPH e Dnit prevê a qualificação das hidrovias interiores
Fonte: Governo do Estado
O convênio entre e Superintendência de Portos e Hidrovias (SPH) e o Departamento Nacional de Infraestrutura (Dnit) que irá qualificar as hidrovias gaúchas está em processo de conclusão. As últimas definições foram realizadas, nesta quinta-feira (26), durante reunião entre o diretor de Infraestrutura Aquaviária (DAQ/Dnit), Adão Proença, o superintendente de Portos e Hidrovias do Estado, Pedro Obelar e as assessorias jurídica e técnica da Secretaria de Infraestrutura do Estado (Seinfra).
Conforme explicou Obelar, o convênio terá como principal objetivo a recuperação das embarcações que compõe o parque de dragagem da SPH e a sinalização náutica das hidrovias. "O projeto irá contemplar três pontos fundamentais para a qualificação dos canais de navegação e implementação do projeto Hidrovia do Mercosul, entre as quais está a dragagem do Jacuí, até Cachoeira do Sul.", destacou o superintendente.
O titular da SPH explicou que com o convênio, apenas a sinalização e balizamento das hidrovias irão receber um investimento da ordem de R$ 10 milhões. "Também serão contempladas as reformas das instalações do Estaleiro de Triunfo, da SPH", disse.