Fernanda Oliveira e Ana Barbachan chegam como estrelas ao Mundial de 470
Dupla é top 10 do ranking mundial e foi convidada para abertura festiva; no Mundial de Laser, Bruno Fontes é o 14º
Por ZDL Comunicação
São Paulo (SP) - Fernanda Oliveira e Ana Barbachan chegaram na última segunda-feira a Barcelona, na Espanha, e estão vivendo um momento inédito na parceria: aproveitam o status que acompanha o fato de figurar entre os dez melhores do mundo. As gaúchas foram convidadas para participar da abertura festiva do Mundial de 470, em Barcelona, no próximo sábado, honra dada apenas às melhores tripulações do planeta. Enquanto isso, Bruno Fontes é o 14º no Mundial de Laser e André Fonseca e Marco Grael, os 55º na 49er. Para Robert Scheidt e Bruno Prada, o dia foi de folga na França.
Desde o início da semana, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan ocupam a 10ª posição no ranking mundial da classe Isaf (Federação Internacional de Vela). Somado ao fato de que Fernanda vai defender, nos Jogos Olímpicos de Londres, a medalha de bronze dos Jogos de Pequim, em 2008, a posição coloca as brasileiras como estrelas do Mundial de Barcelona, que começa no domingo.
A maior prova disso é o convite para a In-port Race do Mundial de 470, um evento festivo que abrirá o torneio em Barcelona. Apenas dez duplas foram convidadas para o evento, incluindo as atuais campeãs mundiais Tara Pacheco e Berta Bertanzos, da Espanha, as bicampeãs mundiais Lisa Westerhof e Lobke Berkhout, da Holanda, e as líderes do ranking mundial Ai Kondo e Wakako Tabata, do Japão. "É uma honra participar do evento. É o reconhecimento desse trabalho difícil que estamos fazendo nos últimos quatro anos", diz Fernanda.
Além das gaúchas, que se preparam para a Olimpíada de Londres, o Brasil será representado no Mundial pela dupla carioca Martine Grael e Isabel Swan. No masculino, o País ainda busca de uma vaga nos Jogos Olímpicos de Londres. São sete lugares em jogo na competição e o País terá duas duplas na disputa: Fábio Pillar e Gustavo Thiessen, que venceram a Semana Olímpica Brasileira, em Búzios, em fevereiro, e Henrique Haddad e Nicolas Castro.
Mundial de Laser - Nas águas de Boltenhagen, na Alemanha, o catarinense Bruno Fontes ocupa a 14ª posição na classificação geral do Mundial de Laser. No penúltimo dia de regatas, ele marcou um 30º e um 20º lugares e agora soma 120 pontos (contando dois descartes). O outro brasileiro na competição, João Hackerott, está em 7º lugar (180 pontos) na flotilha prata, que define a classificação a partir do 57º colocado. O Mundial termina nesta quinta-feira, com duas regatas programadas.
Mundial de 49er - Em Zadar, na Croácia, a dupla brasileira de 49er, André Fonseca e Marco Grael, segue tendo dificuldades. Os dois estão em 55º lugar, após somar 13, 18 e 16 pontos nas três regatas do dia. Os dois também velejam pela vaga olímpica, mas precisam ficar entre os cinco melhores entre os países que ainda não tem a vaga. Atualmente, estão fora do top-10 dessa classificação extra-oficial.
Mundial de Star - O dia foi de folga para os velejadores em Hyères, na França. A partir desta quinta-feira, Robert Scheidt e Bruno Prada disputam a quinta e penúltima regata do Mundial de Star. A dupla classificada para defender o Brasil nos Jogos Olímpicos é a vice-líder da competição, com 25 pontos, contra 15 dos líderes Iain Percy e Andrew Simpson, da Inglaterra. Os outros brasileiros na competição são Dino Pascolato e Henry Boening, em 40º lugar. O Mundial termina na sexta-feira.
A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Travel Ace.