Turanor PlanetSolar é primeiro barco a fazer uma circunavegação movido a energia solar
Com redação www.nautica.com.br
O Turanor PlanetSolar, um catamarã de quase 100 pés e aparência um tanto furutista, é o primeiro barco a fazer uma circunavegação movido exclusivamente por energia gerada pelo sol. A viagem terminou na última sexta-feira em Mônaco – onde havia começado há mais de 19 meses, no final de setembro de 2010.
Foram 37 mil milhas (66 mil quilômetros) navegadas em uma rota equatorial, o que permitiu tirar bastante proveito da luz abundante do sol. Os cinco tripulantes passaram por 28 países e fizeram paradas em vários locais, como Tânger, Miami, Cancun, Ilhas Galápagos, Polinésia Francesa, Brisbane, Hong Kong, Cingapura, Bombaim, Abu Dhabi e Doha, tudo com o intuito de promover a importância da energia solar.
Vários recordes foram quebrados nessa façanha graças ao fato de se tratar de uma embarcação movida pela energia solar: maior barco, maior viagem, primeira circunavegação, mais rápida travessia do Mar da China Meridional e também do Atlântico.
O nome Turanor foi inspirado na saga "O Senhor dos Anéis", de J.R.R. Tolkien, e significa "poder do sol". O barco tem 93 pés (28,3 metros) de comprimento por 45 pés (13,7 metros) de largura e é coberto por 540 metros quadrados de placas que capam a energia do sol. O catamarã tem baterias que permitem uma navegação por até três dias sem a luz solar.