SPH recupera sinalização náutica nas hidrovias
Fonte: SPH
Uma parceria entre a SPH e a Marinha do Brasil está permitindo a reposição e recuperação das boias utilizadas para sinalização das hidrovias. Ao todo já foram trocados 15 equipamentos entre o canal do Rio Gravataí e o Canal do Furadinho, no Delta do Jacuí. O objetivo é qualificar a navegação, gerando maior segurança para as embarcações de grande porte que acessam o Porto de Porto Alegre e os terminais privados no Rio Gravataí.
De acordo com o engenheiro responsável pela operação, Reinaldo Gambin, o Gravataí e o Canal do Furadinho, no Delta do Jacuí já receberam os equipamentos novos e/ou recuperados. “Estamos utilizando boias de PDA – polipropileno de densidade alta – para deixar os canais em melhores condições de navegabilidade”, disse. Gambim explica que o trabalho consiste na colocação das novas estruturas em substituição às metálicas que vão para o estaleiro de Triunfo. “Lá elas recebem manutenção e limpeza para depois serem utilizadas na reposição do balizamento.”
Conforme o superintendente de Portos e Hidrovias, Pedro Obelar, desde sábado, 6, a equipe de técnicos da DOF/SPH está instalando as bóias nos trechos em que há necessidade de mais sinalização. “O que estamos fazendo é melhorar o índice de eficácia na sinalização náutica e balizamento das nossas hidrovias. Esta é uma atividade muito importante que a SPH desenvolve, pois trata diretamente da segurança da navegação”, afirmou.
Fotos: Cristiane Franco