Federações espanhola e israelense afirmam que tirar a prancha do Rio 2016 foi um erro
Fonte: blog Murillo Novaes
Yehuda Maayan, representante de Israel no comitê da Isaf afirmou esta semana que o seu voto a favor da saída do Windsurf e da entrada do Kitesurf nas Olimpíadas do Rio 2016 foi um erro de interpretação. O seu comentário veio a tona logo após a Federação Espanhola afirmar o mesmo.
“Os delegados provavelmente ficaram confusos ou não entenderam o assunto por causa da dificuldade da língua, ou alguns simplesmente ignoraram a apresentação e votaram sem perceber as implicações disso”, disse Maayan em entrevista à Reuters.
“Apesar de tudo, no último momento, o representante da Espanha no conselho da Isaf votou a favor do Kite, um erro causado pela confusão no sistema de votação, do qual o presidente da Federação Gerardo Pombo assume toda a responsabilidade e pede perdão a todos os velejadores de windsuf do país”, disse a Federação em nota no seu site oficial.
Atualmente o velejador israelense Nimrod Mashich e o espanhol Ivan Pastor ocupam respectivamente a 4ª e a 7ª posição no ranking mundial da Isaf entre os homens, enquanto a velejadora espanhola Blanca Manchon e a israelense Maayan Davidovich ocupam a 5ª e 6ª posição entre as mulheres.
A mudança pode ser revertida caso dois terços dospresentes na reunião anual da Isaf em Novembro votem contra a decisão da semana passada.