Brasileiras terminam Mundial de 470 entre as top 10

 

Representantes do Brasil em Londres, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan acabam evento em Barcelona na nona colocação. Dupla Martine Grael e Isabel Swan finalizou em oitavo

Por ZDL Comunicação

São Paulo (SP) - De olho em Londres/2012, o Brasil teve excelente desempenho no Mundial da classe 470, em Barcelona, na Espanha, com duas duplas entre as 10 melhores. Representantes do País na Olimpíada, as gaúchas Fernanda Oliveira e Ana Barbachan terminaram a medal race deste sábado (19) em oitavo lugar e fecharam o evento em nono. Uma posição a frente ficaram as também brasileiras Martine Grael e Isabel Swan. O título ficou para as britânicas Hannah Mills e Saskia Clark, que tiveram melhor aproveitamento nas 13 regatas do calendário.

fernanda_ana9B

 

"As condições desse Mundial foram bastante difíceis para todos. Foi uma competição longa e desgastante", revela Fernanda Oliveira. "Países disputavam as últimas vagas para os Jogos Olímpicos e isso elevou a tensão durante as regatas. Quem estava com a vaga assegurada, buscou aprimoramento do trabalho, ajustes técnicos e conclusões sobre equipamentos".

Testando equipamentos e focadas nos Jogos, Fernanda Oliveira e Ana Barbachan fizeram um final de campeonato constante, ficando fora das top 10 em apenas uma prova. Na soma final foram 111 pontos perdidos. "Saímos daqui cientes de que ainda precisamos melhorar, porém satisfeitas. Além de conseguir finalizar alguns testes no barco e nas velas e alinhar pontos técnicos importantes, superamos em algumas regatas decisivas e nos classificamos para a medal race", concluí Fernanda.


Agora, o próximo desafio das atletas é a Skandia Sail For Gold, que ocorre a partir do dia 29 deste mês em Weymouth, na mesma raia que serão disputadas as regatas olímpicas. A dupla volta para Porto Alegre neste domingo (20). O Brasil defenderá a medalha de bronze na categoria. Foi justamente na 470 que o Brasil conquistou seu primeiro pódio na vela feminina, em 2008, na China, com Fernanda Oliveira e Isabel Swan.


No masculino, o Brasil não conseguiu a vaga olímpica. Os gaúchos Fábio Pillar e Gustavo Thiesen fecharam a competição na 58ª posição, na Flotilha Prata. Henrique Haddad e Nicolas Castro foram os 66º, na Flotilha Bronze.


Na Skandia Sail For Gold, em Weymouth, a Equipe Brasileira de Vela terá todos os classificados para os Jogos: Robert Scheidt/Bruno Prada (Star), Ricardo Winicki(RS:X), Patrícia Freitas(RS:X), Adriana Kostiw(Laser Radial), Bruno Fontes(Laser), Jorge Zarif (Finn), Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470).


A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Travel Ace.