Copa Suzuki Jimny terá estreia de mais um C30 em Ilhabela

Fonte: ZDL

A Copa Suzuki Jimny será, mais uma vez, a competição de estreia mundial de um barco da classe C30. Neste sábado (26), durante a segunda etapa do Circuito Ilhabela de Vela Ocêanica, o Loyal, do comandante Marcelo Massa, irá competir pela primeira vez, se juntando a +Realizado e Barracuda/Matrix. Em setembro de 2011, o evento recebeu os primeiros duelos da classe no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Além dos Carabelli 30, as regatas do chamado Warm Up terão as classes ORC, BRA-RGS, HPE25 e M24.5 e serão disputadas em dois fins de semana. A organização espera reunir mais de 50 embarcações.

O Loyal será batizado um dia antes da primeira regata e terá nomes de peso em sua tripulação, como o campeão pan-americano Alexandre Paradeda e o velejador olímpico André Fonseca (Bocheca). Prontos para as disputas, os novatos na classe esperam primeiro entender o veleiro para depois brigar pelas primeiras posições. "Não estamos preocupados com resultados por enquanto. Vamos usar a Copa Suzuki Jimny como treinos para acertar barco e tripulação. Já na Rolex Ilhabela Sailing Week podemos projetar algo", revela Marcelo Massa, que irá comandar o C30 novinho em folha.

"É um barco nacional, com custo menor, rápido, dinâmico e atende às exigências. O projeto reúne o que há de mais novo no design náutico". Os C30 foram criados pelo velejador e projetista Horácio Carabelli, que hoje é diretor-técnico do barco Telefónica, líder da regata de volta ao mundo Volvo Ocean Race. O veleiro de 30 pés (9,3 m) é de fibra de vidro e se destaca pela velocidade, leveza e fácil navegação.

"Numa comparação rápida, o C30 chega a 85% do desempenho do S40. Por isso, aposto de olho fechado na classe, que já é sucesso. Em 2013 deveremos ter até 15 barcos velejando", relata Marcelo Massa, que é tio do piloto de Fórmula 1, Felipe Massa.

O Loyal foi campeão da Rolex Ilhabela Sailing Week em 2009 velejando com outro barco, um Judel Vrolic de 47 pés, que media na classe ORC. No ano passado, Marcelo Massa vendeu o antigo veleiro para um grupo de Campinas, que o batizou de Tembó Guaçu.

"É uma classe que vai se adaptar aos padrões dos velejadores brasileiros. Certamente teremos muito equilíbrio nas regatas e, durante a Copa Suzuki Jimny, poderemos sentir mais a embarcação. O entrosamento deve vir rápido, já que o time se conhece faz tempo", conta Alexandre Paradeda, campeão pan-americano da classe Snipe em 2007 com Pedro Tinoco.

Inscrição - As inscrições para o Warm Up custam R$ 80,00 por tripulante, exceto os mirins, que são isentos da taxa. O procedimento deve ser feito até a véspera da regata inicial, marcada para o sábado (26). A organização informa também que a estadia no YCI para os veleiros que não são da cidade está liberada de sábado (19) até o dia 9 de junho.

A competição teve início em março, com seis regatas em todas as categorias, com exceção da HPE, que teve nove. As raias serão separadas novamente para tornar as provas mais justas e técnicas. Depois da segunda etapa, os barcos voltam a se enfrentar no litoral norte paulista em setembro (22, 23, 29 e 30) e decidem os campeões entre 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro.

Resultados da primeira etapa dos C30 após seis regatas e um descarte
1º - Barracuda/Matrix (Humberto Diniz) - 5 (1+1+1+1+2+1)
2º - +Realizado (José Apud) - 9 (2+2+2+2+1+2)

A Copa Suzuki Jimny tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.

Atenção: Os velejadores podem acessar o aviso de regata no site do YCI (www.yci.com.br) ou solicitando informações pelo telefone (12) 3896-2300, com Paulo Lamblet ou Christiana.

Mais informações www.yci.com.br