Copa Suzuki Jimny cresce e vira teste de peso para Rolex Ilhabela Sailing Week

 

Segunda etapa do circuito de vela oceânica começa neste sábado (26) com mais de 50 barcos na raia em Ilhabela

Por ZDL Comunicação

Ilhabela (SP) - A Copa Suzuki Jimny chega à segunda etapa neste fim de semana e ganha ainda mais importância para os principais velejadores de oceano do País. As regatas do Warm Up começam no sábado (26), no Yacht Club de Ilhabela (YCI), e devem reunir mais de 50 veleiros. Além disso, será o último teste para a Rolex Ilhabela Sailing Week. O número de competidores e a organização de primeira linha confirmam que o evento é o segundo mais importante da classe. O campeonato conta com as principais equipes e velejadores em dois finais de semana: 26 e 27 de maio e 2 e 3 de junho. Estão convidadas as categorias ORC, C30, BRA-RGS, HPE25 e M24.5.

copasuzuki

 

Sempre presentes nas principais regatas do País e da América do Sul, o time do Carioca, da classe S40, treina também para o Mundial da categoria, que será no Chile, em 2013. Na Copa Suzuki Jimny, os fluminenses irão medir na ORC. Na tripulação de Roberto Martins aparecem nomes como André Mirsky, vice-campeão mundial de ORC, e sua esposa, Kira Penido, filha do campeão olímpico Eduardo Penido."Correr eventos como a Copa Suzuki é bastante importante, já que temos adversários de alto nível na raia. Além disso, aproveitamos para treinar a equipe para a Rolex Ilhabela Sailing Week, que será na mesma raia", relata Roberto.

O evento conta com apoio dos sócios do YCI, que ajudam a fazer da competição referência na vela oceânica. Um deles é Sérgio Klepacz, do Asbar II. "A organização faz a diferença. O YCI fez investimentos em infraestrutura, temos uma juria de alto padrão, divulgação e patrocinador de verdade. São condições encontradas em eventos internacionais de ponta. Além disso, as datas próximas a feriados favorecem a todos".


O líder do veleiro Asbar II investe em treinamento para brigar pelas primeiras posições. O time corre na BRA-RGS B e é quase 100% formado por jovens de Ilhabela. "Treinamento é o segredo do sucesso. Por isso uso garotos da cidade, que serão os futuros campeões. Cabe às equipes ajudar no fomento da modalidade colocando os jovens para aprender, competindo com os melhores", conta Sérgio, que corre com um Delta 32.


Inscrição -
As inscrições para o Warm Up custam R$ 80,00 por tripulante, exceto os mirins, que são isentos da taxa. O procedimento deve ser feito até a véspera da regata inicial, marcada para o sábado (26). A organização informa também que a estadia no YCI para os veleiros que não são da cidade está liberada até o dia 9 de junho.

A competição teve início em março com seis regatas em todas as categorias, menos na HPE, que teve nove. As raias serão separadas novamente para tornar as provas mais justas e técnicas. Depois da segunda etapa, os barcos voltam a se enfrentar no litoral norte paulista em setembro (22, 23, 29 e 30) e decidem os campeões entre 24 e 25 de novembro e 1 e 2 de dezembro.


A Copa Suzuki Jimny tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são Prefeitura Municipal de Ilhabela. Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.