Com recorde histórico de participantes, Copa Suzuki Jimny define campeões do Warm Up em Ilhabela
Evento conta com 58 barcos e se consolida como uma das principais competições de Oceano da América Latina
Por ZDL Comunicação
Ilhabela (SP) - A Copa Suzuki Jimny bateu o recorde histórico de veleiros de Oceano durante o Warm Up, que será definido neste fim de semana (2 e 3 de junho) no Yacht Club de Ilhabela (YCI). Pela primeira vez, a competição náutica reúne 58 veleiros de diferentes classes: S40, C30, HPE, ORC e BRA-RGS. Cada vez mais, as equipes colocam a competição como prioridade no calendário da vela oceânica e usam as regatas como teste de luxo para a Rolex Ilhabela Sailing Week. Na raia do litoral norte paulista, campeões pan-americanos e mundiais, velejadores olímpicos e até quem já correu a Volta ao Mundo, como André "Bochecha" Fonseca. Em contrapartida, o YCI oferece estrutura dentro e fora do clube, além de arbitragem com experiência internacional.
"A tradição se faz presente pelo investimento dos times, pelo alto nível técnico das provas e, principalmente, por anteceder a Rolex Ilhabela Sailing Week. Prova disso é o recorde histórico dos últimos 12 anos de competição, que acabamos de bater neste Warm up, com 58 barcos. É na Copa Suzuki que os tripulantes pegam entrosamento e testam materiais. Essas variantes são fundamentais nas regatas de Oceano", conta José Nolasco, diretor de vela do YCI. "O nome Warm Up faz jus à importância das regatas, que são uma prévia do que vai ocorrer em julho. Nas duas competições é quase impossível apontar favoritos. Quem vencer agora chega com moral".
Os números do primeiro final de semana mostram que a maioria das classes terá decisão apenas no domingo (3). Apenas na ORC e BRA-RGS Cruiser os líderes, Tomgape (Ernesto Breda) e Hélio II - Hospital Sírio Libanês, respectivamente, têm folga na tabela. Nas demais, principalmente na HPE, o equilíbrio mostra que a vela oceânica brasileira é uma das mais fortes e organizadas do mundo.
"As tripulações estão cada vez mais entrosadas e o melhor acerto e ritmo de prova fazem a diferença em um percurso de quatro milhas (média de 50 minutos de duração). Os barcos são iguais e dificilmente se repete o primeiro colocado. Cada um veleja próximo do outro e a tática faz muita diferença durante a regata. Para 2012, as equipes se prepararam ainda mais", lembra Nolasco.
Os 20 barcos da HPE comprovaram o atual momento de consolidação da categoria, que é de design único, ou seja, nas regatas quem chega à frente, vence, sem necessidade de contas (como é comum na classe Oceano).
Criada no Yacht Club de Ilhabela, o barco rapidamente caiu no gosto do velejador de Oceano e geralmente têm campeões olímpicos e mundiais correndo, como Robert Scheidt, Bruno Prada e Maurício Santa Cruz. O último é fundamental na tripulação do Relaxa/Next (Roberto Mangabeira), que está em segundo lugar no campeonato. Líderes, o Jimny/Takeashauer precisa manter a média para levar o título.
"Se os resultados foram bons até o momento, por outro lado, aumentam a responsabilidade do time em manter o desempenho nas regatas decisivas do próximo final de semana, quando tudo pode mudar, pois na HPE o que não falta é competitividade. Os barcos são muito simples e muito divertidos de velejar. Em cinco regatas realizadas, cinco vencedores e quatro pontos separando os quatro primeiros colocados. Ou seja, tudo está aberto", conta Cássio Ashauer, integrante do veleiro.
Na C30, uma estreia de alto nível do Loyal (Marcelo Massa). O time com profissionais a bordo, como André Fonseca, Alexandre Paradeda e Gustavo Thiesen, chegou em primeiro lugar nas cinco regatas do Warm Up da semana passada. "Faz um tempo que velejo com o Marcelo Massa do Loyal. Sempre ajudo na parte técnica da tripulação e agora recebi o convite para terminar a fase de montagem do barco. A experiência em barcos de Oceano e em monotipos ajuda nessa preparação", relata André Bochecha.
Na ORC, o Tomgape (Ernesto Breda) lidera com apenas cinco pontos perdidos em quatro regatas. Atrás vem o Tembó Guaçu com 10 pontos perdidos. "O campeonato está cada vez mais equilibrado. O nosso objetivo é continuar velejando bem na preparação para a Rolex", explica Ernesto Breda.
A liderança da BRA-RGS A está com o Jazz (Valéria Ravanni), barco que ficou ausente da primeira etapa em março. Na subdivisão B, o Nomad (Márcio Dottori) venceu três das quatro provas do calendário e é o favorito ao título. Na C, destaque para o Rainha (Leonardo Pacheco). Na Cruiser, o melhor do Warm Up é o Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo), com 100% de aproveitamento em quatro regatas.
A previsão da meteorologia para o fim de semana é de ventos variando de 6 a 13 nós e chuva durante as regatas, que começam às 13h.
Resultados acumulados do Warm Up:
ORC após quatro regatas
1º - Tomgape (Ernesto Breda) - 5 pp pontos perdidos (2+1+1+1)
2º - Tembó Guaçu (Marcelo Massa) 10 pp - (3+3+2+2)
3º - Orson/Mapfre (Carlos Eduardo Souza e Silva) - 11 pp (1+4+3+3)
HPE após cinco regatas e um descarte
1º - Jimny/Takeashauer (Marcos Ashauer) - 10 pp (1+7+2+5+2)
2º - Relaxa Next (Eduardo Mangabeira) 10 pp (3+1+8+2+4)
3º - Ginga (Breno Chvaicer) - 12 pp (2+3+3+4+15)
BRA RGS A após quatro regatas
1º - Jazz (Valéria Ravanni) 9 pp (1+4+1+3)
2º - Fram (Felipe Aidar) 10 pp (2+1+5+2)
3º - Jylic II (Martin Bonato) 11 pp (4+3+3+1)
BRA RGS B após quatro regatas
1º - Nomad (Márcio Dottori) 6 pp (3+1+1+1)
2º - Asbar II (Sérgio Keplacz) 8 pp (1+3+2+2)
3º - Anequim (Paulo de Moura) 14 pp (2+2+7+3)
BRA RGS C após quatro regatas
1º - Rainha (Leonardo Pacheco) - 6 pp (2+1+2+1)
2º - Ariel (Luis Pimenta) - 8 pp (3+2+1+2)
3º - Conquest (Marco Hidelgo) 14 pp (1+5+5+3)
BRA RGS Cruiser após quatro regatas
1º - Helios II - Hospital Sírio Libanês (Marcos Lobo) - 4 pp (1+1+1+1)
2º - Cocoon (Marcelo Cagiano) - 12 pp (5+3+2+2)
3º - Pirajá (Rubens Bueno) - 14 pp (2+2+6+4)
C30 após cinco regatas
1º - Loyal (Marcelo Massa) - 5 pp (1+1+1+1+1)
2º - Barrucada/Matrix (Humberto Diniz) 11 pp (2+3+2+2+2)
3º - +Realizado (José Apud) - 14 pp (3+2+3+3+3)
A Copa Suzuki Jimny / XII Circuito Ilhabela de Vela Oceânica tem organização do Yacht Club de Ilhabela, com patrocínio máster da Suzuki Veículos e co-patrocíno da SER Glass. Os apoiadores são a Prefeitura Municipal de Ilhabela, Brancante Seguros, Ancoradouro e Delegacia da Capitania dos Portos em São Sebastião.