"Olhos do mar", umpires ditam as regras na Mitsubishi Sailing Cup

Fonte: Imprensa Mitsubishi

Alguns dos melhores velejadores do mundo, nos mais rápidos veleiros monotipos do planeta. Na Mitsubishi Sailing Cup, características únicas fazem do circuito um dos mais competitivos e atraentes da vela de oceano sul-americana. Revolucionando o universo dos mares, o evento trouxe ao país, em 2010, um modelo de arbitragem que deixa as disputas ainda mais interessantes para quem assiste e veleja: o de umpires, juízes que atuam dentro da água verificando o cumprimento das normas.

umpires

Diferente das tradicionais competições com sistema de rating, os umpires julgam os protestos em tempo real, evitando assim a demora na divulgação dos resultados. "O diferencial dessa forma de regata com umpire na água é o que começa no mar, termina no mar. Não há situações de esperar chegar em terra para fazer apelação. Ao sair da água, já se sabe quem é o campeão", explica Carlos Sodré, árbitro geral do evento.

Na 3ª temporada da maior competição de veleiros monotipos da América do Sul, serão dez os responsáveis por manter a ordem espalhados pela água, todos com ampla experiência internacional, incluindo três com participações em Jogos Olímpicos. Um dos destaques da comissão de umpires será a presença de árbitros de três países: Brasil, Argentina e Chile.

"Trazer juízes de alto nível tem tudo a ver com a Mitsubishi Sailing Cup, já que é nessa competição que se encontram alguns dos melhores velejadores do mundo. Este ano, teremos árbitros de vários países e, no caso do Brasil, do Rio de Janeiro, São Paulo e Porto Alegre", conta Sodré, que também é juiz internacional de regatas.

Velejadores
Contando com grandes nomes da vela mundial, como Torben Grael, Lars Grael, Samuel Albrecht, Guillermo Parada, Mariano Parada, Francisco Bruni, Vasco Vascotto e Eduardo de Souza Ramos, além do veleiro espanhol campeão da Med Cup 2011 na classe S40, Iberdrola, a Mitsubishi Sailing Cup mais uma vez promete disputas acirradas.

Segundo Samuel Albrecht, comandante do veleiro brasileiro Crioula, contar com umpires internacionais na prova é fundamental para manter a ordem em uma competição de tão alto nível. "Eu acho muito interessante essa forma com umpires na água, porque resolve-se tudo no mar. Como na Mitsubishi Sailing Cup eles estão em bom número e são de qualidade, tem tudo para ser ótimo para os competidores", afirma o tricampeão brasileiro de Oceano.

O evento
A Mitsubishi Sailing Cup é uma competição para veleiros monotipos de oceano que chega à 3ª temporada em 2012. Primeiro campeonato exclusivo para barcos deste tipo no Brasil, a competição coloca a prova, nos litorais de Ilhabela (SP) e Búzios (RJ), os mais modernos barcos de regata do mundo: S40, C30 e HPE25. Ao longo do evento, serão 16 regatas, com até três descartes.

As inscrições para a primeira etapa da Mitsubishi Sailing Cup, entre os dias 21 e 24 de junho, em Ilhabela (SP), já estão abertas no site www.mitsubishisailingcup.com.br.

Para acompanhar de perto a Mitsubishi Sailing Cup e saber todas as novidades das regatas, acesse o Twitter (www.twitter.com/mitsailingcup) e também o Facebook (www.facebook.com/nacao4x4).

Calendário 2012
1ª Etapa - 21 e 24 de Junho, em Ilhabela (SP)
2ª Etapa - 9 a 12 de Agosto, em Búzios (RJ)