Scheidt e Prada ficam com a prata na prévia para Londres
Fonte: Blog Mar Aberto
A Skandia Sail for Gold Regatta, quinta etapa da Copa do Mundo de Vela, se encerrou neste sábado com a volta do Sol em Weymouth, na Inglaterra. O Brasil tinha representantes em quatro classes no dia decisivo e terminou com a medalha de prata na classe Star, com a dupla Roberto Scheidt e Bruno Prada. Mesmo assim vale a pena ressaltar o desempenho da dupla do 470 feminino, Martine Grael e Isabel Swan, que ficou com a quarta colocação com 55 pontos perdidos, numa disputa direta com as atuais campeãs mundiais, as inglesas Hannah Mills e Saskia Clark, 53.
Na Medal Race, as brasileiras finalizaram na oitava colocação, uma posição atrás das inglesas, que assim conseguiram a medalha de bronze. O ouro ficou com a dupla neozelandesa formada por Jo Aleh e Olivia Powrie, com 32 pontos perdidos. Na RS:X feminino, Patricia Freitas finalizou a Medal Race na quarta posição e encerrou sua participação com a sexta colocação.O título ficou com a imbatível polonesa Zofia Klapacka, que venceu a Medal Race.
Na RS:X masculino, Ricardo Bimba dos Santos, finalizou na 10ª colocação com o oitavo lugar na Medal Race.A classe teve uma grande surpresa com a vitória do holandês Dorian Van Rijsselberge, que venceu a Medal Race e superou os favoritos, o francês Julian Bontemps - no desempate, já que ambos terminaram com 31 pontos perdidos - e o inglês Nick Dempsey (medalha de bronze).
Na Star, Scheidt e Prada defendiam o título do evento e terminaram a Medal Race em quarto lugar, uma posição atrás da dupla irlandesa formada por Peter O'Leary e Davi Burrows, que levou o título no desempate, pois ambas as duplas ficaram com 23 pontos perdidos. Os rivais ingleses Iain Percy e Andrew Simpson, que lideravam a classificação, finalizaram a Medal Race na oitava colocação e tiveram que se contentar com o bronze, atrás dos brasileiros.