Velejadores do Brasil voltam a treinar em raia olímpica para últimos testes antes dos Jogos

 

Integrantes da Equipe Brasileira de Vela farão ajustes nos barcos em aclimatação em Weymouth, local das regatas olímpicas de 2012


Por ZDL Comunicação

São Paulo (SP) - Os velejadores brasileiros classificados para os Jogos de 2012 iniciam mais um período de treinos na raia onde será disputada a Olimpíada, na cidade de Weymouth. Seis atletas terão a chance de ajustar as embarcações ao lado da comissão técnica, fazer treinos com sparrings e simular situações de regatas no mesmo local que serão realizadas as provas a partir de 27 de julho. Embarcam para a Inglaterra, nesta semana, para 10 dias de atividades, Fernanda Oliveira/Ana Barbachan (470), Ricardo Winicki ´Bimba´(RS:X), Bruno Fontes (Laser) e Robert Scheidt/Bruno Prada (Star).

FeeAna

 

Recentemente, a Equipe Brasileira de Vela participou da Skandia Sail for Gold, na mesma raia dos Jogos. O grupo conseguiu testar o regime de ventos e ver de perto o nível dos adversários. "Será um período que teremos oportunidade de testar mais uma vez as raias. Teremos tempo de treinar para ajustar o barco nas condições locais, e isso é muito importante! Quanto mais velejarmos lá, maior será a chance de estarmos a vontade durante as regatas nos Jogos", relata Fernanda Oliveira, que emenda: "Ainda é cedo para sentir o clima de Olimpíada, mas o tempo voa. Procuro não pensar muito nisso. O fato de competirmos fora de Londres, acredito, é muito positivo, e estamos acostumadas com Weymouth, uma cidade tranquila."

A medalhista olímpica reforça que a dupla e sua comissão técnica planejaram esse período de treinamento junto com velejadoras da Itália e Espanha. "A maioria das nossas adversárias estará em Weymouth nos próximos dias. Além disso, serão organizadas algumas regatinhas pelos próprios treinadores, e isso será muito proveitoso. Precisamos acertar o barco e ainda definir uma vela. É difícil estar 100%, sempre achamos que ainda falta intensificar alguma coisa, mas o importante é darmos o nosso máximo até o final do período de treinos". A dupla será acompanhada pelo técnico Paulo Ribeiro nos 10 dias na cidade da vela nos Jogos.


A flotilha, segundo Fernanda Oliveira, está igual. "Os resultados das 12 primeiras são muito parecidos e todas as duplas certamente podem conquistar boas marcas. Quem tiver uma semana mais inspirada estará na frente", acrescenta a representante brasileira de 470 ao lado de Ana Barbachan.


Na RS:X, Bimba será acompanhado pelo treinador Fernando Pasqualin nas atividades em Weymouth. Já Bruno Fontes, um dos melhores do ranking na Laser, viajará a Weymouth com seu técnico, Bruno Di Bernardi.


A dupla tricampeã mundial Robert Scheidt e Bruno Prada chega nesta terça-feira (19) à Inglaterra também para essa fase de preparação. "Vamos fazer ajustes finais de equipamentos, principalmente as velas, treinamentos intensos na área da medal race, além de treinos físicos e de manobras. As duplas da França, Dinamarca e Suécia estarão conosco em Weymouth", conta o proeiro Bruno Prada.


A Confederação Brasileira de Vela e Motor tem o patrocínio do Bradesco por meio da Lei de Incentivo ao Esporte do Governo Federal, e apoio do Comitê Olímpico Brasileiro (COB) e Travel Ace.